A atuação do docente tutor na Educação a Distância

  • Regina Maria Dutra Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Valdir Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

A Educação a Distância (EAD) sofreu novo impulso com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), que com a Internet tornou possível o aparecimento de formas alternativas de geração e distribuição do conhecimento. Essa nova modalidade de ensino vem crescendo sistematicamente no interior do país, principalmente nos locais onde não existem instituições de Ensino Superior para atender a demanda local e regional. Com o advento da EAD tornou-se necessário o emprego de inúmeras ferramentas tecnológicas que possibilitam a diminuição da distância física. Entretanto, as tecnologias não são suficientes para que a aprendizagem dos alunos seja eficaz. Sabe-se que educar requer a presença de um profissional que garanta o efetivo e legítimo processo de aprendizagem. Na EAD esse profissional é o docente tutor, do qual precisamos conhecer a função, prática e papel dentro desse sistema. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo central discutir o papel do docente tutor presencial na EAD, evidenciando sua relevância social, identificando os aspectos que facilitam ou causam entraves para execução de sua função, além de discutir o papel da tutoria na EAD.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
##submission.authorWithAffiliation##
Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Como Citar
DUTRA, Regina Maria; PEREIRA, Valdir. A atuação do docente tutor na Educação a Distância. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 9-13, jun. 2015. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/102>. Acesso em: 16 jul. 2020.
Seção
Artigos de Revisão

Palavras-chave

Educação a Distância; Tutor; Tecnologias da Informação e Computação