Curso de Geografia à distância: considerações sobre a atuação da tutoria

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutoria, Tecnologia, Geografia

Resumo

A Educação a Distância é uma modalidade com um importante papel de democratizar o ensino e separar o conectado do não conectado, o marginalizado do incluído, enfim, visibilizar as diferenças, utilizando as tecnologias da comunicação. Essa ideia se fortalece com a crença de que os meios virtuais de aprendizagem substituem o professor. No ensino a distância, quando o professor não se envolve nas interações com os alunos, cabe ao docente tutor fazê-lo. O docente tutor aproxima o aluno dos conteúdos do curso ministrado e do próprio “conteúdo tecnológico”, necessário ao trânsito autônomo em ambientes virtuais de aprendizagem. Este estudo foi conduzido numa abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, relacionando a tutoria com o ensino da geografia. A metodologia adotada segue os parâmetros da pesquisa bibliográfica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia. Os objetivos deste trabalho são: conhecer o papel e a importância do docente tutor à distância no processo ensino-aprendizagem; apontar as múltiplas funções do docente tutor à distância no curso de geografia e o seu papel no curso e identificar os desafios e possibilidades do trabalho do tutor na EAD. Este estudo vem possibilitar a atuação do docente tutor da área de Geografia para a mediação do conhecimento por meio da plataforma Virtualmontes, na internet.

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