Comunicação pública e política na conscientização do voto: uma campanha publicitária em rádio

Resumo

O presente trabalho centra-se na dimensão da comunicação pública e política. O objetivo nor-teador foi a conscientização popular da importância do exercício cidadão do voto, por meio da 
elaboração de uma campanha publicitária. Através de uma pesquisa qualitativa, descritiva e 
documental, analisou-se campanhas feitas com o mesmo teor, estabelecendo análises e refle-xões para a construção de uma campanha publicitária própria. A mídia empreendida no proces-so foi o rádio. Destarte os trâmites processuais de uma campanha publicitária, a investigação 
documental, aliada a reflexões de dimensão pública e política, fortaleceram o viço de pesquisa. 
A campanha gerou a criação de peças de áudio para a veiculação em período eleitoral. Con-cluiu-se que a propaganda é um instrumento potencial para a constituição de temas de impacto 
social, sendo imprescindível que também os contextos públicos se apropriem da roupagem pu-blicitária para alcançar a eficácia de sua mensagem.

Edição

Seção

Artigos Originais