O papel do tutor em cursos de educação a distância: competências e habilidades

  • Ana Maria Araújo Passos de Oliveira

Resumo

O papel profissional do tutor em cursos em EAD deve ser concebido como o conjunto de condições necessárias para o processo de ensino-aprendizagem à distância. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo conhecer as competências e as habilidades necessárias ao papel do Tutor em cursos à distância. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se do deli-neamento exploratório, através de pesquisa bibliográfica em que foram analisadas as conside-rações sobre a EAD, o sistema de tutoria e o papel do Tutor em cursos a distância, bem como a formação necessária para essa função. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o conjunto básico das competências e as habilidades necessárias que caracterizam o papel do tutor em cursos EAD são: possuir habilidades de comunicação, liderança, dinamismo, iniciativa, entusiasmo, criatividade, participação, motivação, competência interpessoal e de trabalho em equipe, além de comprometimento com a formação dos alunos, agilidade no atendimento ao aluno, proporcionando feedback das atividades, conhecer a organização pedagógica, adminis-trativa do curso e ter uma formação condizente com as atividades que irá desenvolver. Por isso, além de uma formação acadêmica em nível de graduação e pós-graduação, ele deve ter cursos específicos na área da Educação à Distância.
Como Citar
OLIVEIRA, Ana Maria Araújo Passos de. O papel do tutor em cursos de educação a distância: competências e habilidades. Revista Multitexto, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 23-29, fev. 2014. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/118>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
Artigos de Revisão

Palavras-chave

Papel do tutor; Educação a Distância; Competências e habilidades