Educação a Distância: análise das perspectivas e avanços da metodologia de ensino na construção do conhecimento

Autores

  • Ana Maria Teixeira Alves
  • Mariana Aparecida Teixeira Alves
  • Aleksandre Rocha Viana

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Metodologia, Educação a Distância

Resumo

Este trabalho investiga a Educação a Distância (EAD) a partir de sua metodologia de ensino e o processo de aprendizagem. A proposta do estudo foi a de analisar as perspectivas e avanços da metodologia de ensino a distância na construção do conhecimento discutindo perspectivas e cenários. A discussão foi estabelecida a partir de subsídios teóricos que debatem os aspectos metodológicos, didáticos e pedagógicos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem com foco sob a modalidade de ensino a distância. Para a construção do conhecimento, isto é, para efetivar o processo educacional é necessário que metodologias de ensino tomem forma no contexto EAD, influenciando de forma positiva e qualitativa sua condução. Observa-se que a diversificação metodológica isolada não garante a efetivação do aprendizado, todavia uma parceria entre alunos e professores possibilita o protagonismo na produção de conhecimento significativo e concreto.

Publicado

2016-02-04

Edição

Seção

Artigos de Revisão