Educação a Distância: análise das perspectivas e avanços da metodologia de ensino na construção do conhecimento

  • Ana Maria Teixeira Alves
  • Mariana Aparecida Teixeira Alves
  • Aleksandre Rocha Viana

Resumo

Este trabalho investiga a Educação a Distância (EAD) a partir de sua metodologia de ensino e o processo de aprendizagem. A proposta do estudo foi a de analisar as perspectivas e avanços da metodologia de ensino a distância na construção do conhecimento discutindo perspectivas e cenários. A discussão foi estabelecida a partir de subsídios teóricos que debatem os aspectos metodológicos, didáticos e pedagógicos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem com foco sob a modalidade de ensino a distância. Para a construção do conhecimento, isto é, para efetivar o processo educacional é necessário que metodologias de ensino tomem forma no contexto EAD, influenciando de forma positiva e qualitativa sua condução. Observa-se que a diversificação metodológica isolada não garante a efetivação do aprendizado, todavia uma parceria entre alunos e professores possibilita o protagonismo na produção de conhecimento significativo e concreto.
Publicado
04-02-2016
Como Citar
ALVES, Ana Maria Teixeira; ALVES, Mariana Aparecida Teixeira; VIANA, Aleksandre Rocha. Educação a Distância: análise das perspectivas e avanços da metodologia de ensino na construção do conhecimento. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 16-19, fev. 2016. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/137>. Acesso em: 17 nov. 2019.
Seção
Artigos de Revisão

Palavras-chave

Ensino; Aprendizagem; Metodologia; Educação a Distância