O tutor em EAD: papéis e atribuições

  • Jorge Adriano Pires Silva

Resumo

A proposta de reflexão feita neste trabalho diz respeito a um tema de grande repercussão atual: a Educação a Distância (EAD). Procura-se refletir aqui sobre os agentes envolvidos nessa modalidade de ensino não tão recente e que vem se expandindo muito devido, principalmente, ao avanço e modernização da tecnologia. Neste trabalho, lança-se foco aos tutores presenciais e à distância, procurando elucidar suas atribuições e relevância no contexto da EAD. Os tutores são peças fundamentais para a articulação e sucesso de todo o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade de ensino. A eles cabe o amparo didático, pedagógico, pessoal, crítico e tecnológico dos acadêmicos de modo virtual ou presencial. Por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e exploratório, com bases fundamentadas na literatura pertinente, intenta-se analisar as ações do tutor no ambiente de aprendizagem da EAD, identificando seus papeis e entendendo sua importância no processo de ensino-aprendizagem na modalidade à distância.
Publicado
04-02-2016
Como Citar
SILVA, Jorge Adriano Pires. O tutor em EAD: papéis e atribuições. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 33-38, fev. 2016. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/141>. Acesso em: 19 nov. 2019.
Seção
Artigos de Revisão

Palavras-chave

Educação a Distância; Tutoria em EAD; Concepções Curriculares