O ensino a distância em Geografia na Unimontes: um estudo de caso

  • Joselita Ferreira Batista Barros
  • Lisa Vany Figueiredo Ribeiro Neves

Resumo

A modalidade de ensino a distância é uma realidade contemporânea de acesso à educação, instrução e formação em diversos níveis. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação favorece esta modalidade de ensino e aproxima o aluno do professor através de recursos didáticos e tecnológicos. Um dos fatores que diferencia o ensino a distância do modelo convencional é o papel do professor a distância que tem como principal função acompanhar o alunado no processo de aprendizagem em meio a um sistema de intensa mediação tecnológica. Assim, este trabalho objetivou analisar a experiência educacional da oferta do curso de Geografia a distância na percepção dos discentes da turma alocada no polo de apoio presencial da cidade de Janaúba, Minas Gerais. Um questionário analisando desafios, benefícios e experiências junto ao curso. Os resultados apontaram que o curso consistiu em uma oportunidade singular de acesso à formação superior, reduzindo dificuldades naturalmente encontradas na vivência no ensino presencial. Entre os desafios observados, está o acesso a computador e internet com condições satisfatórias e organização da rotina pessoal e da rotina de estudos. Observou-se que a experiência educacional no curso e turma analisados tem apresentado condições de progressão e desenvolvimento, considerando as especificidades da modalidade de ensino e as particularidades do perfil discente.
Publicado
04-02-2016
Como Citar
BARROS, Joselita Ferreira Batista; NEVES, Lisa Vany Figueiredo Ribeiro. O ensino a distância em Geografia na Unimontes: um estudo de caso. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 71-75, fev. 2016. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/146>. Acesso em: 16 jul. 2020.
Seção
Artigos Originais

Palavras-chave

Educação a Distância; Geografia; Unimontes