Reflexões ambientais através da literatura infantil

  • Débora Francieli Vercelino da Trindade

Resumo

Vivencia-se uma séria crise ambiental e para amenizá-la é necessária à realização de Educação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar pais e alunos da uma escola Infantil de Ijuí - RS, sobre a importância de se preservar a natureza, usando como instrumentos livros infantis. Para alcançar este objetivo foi enviado um questionário inicial aos pais, em seguida também se realizou o envio de uma sacola com livros relacionado à Educação Ambiental e solicitado que fosse feito um registro através de desenho ou escrita sobre o que mais acharam interessantes.  Na análise de dados, as respostas escritas nos questionários foram categorizadas segundo a análise textual discursiva. No questionário houve um índice de participação de apenas 56% sendo que os pais que responderam o questionário demonstraram estar cientes da crise vivenciada relatando suas causas, consequências e formas de amenizá-la. Na atividade sacola de leitura houve maior participação ficando em um índice de 82% e dentre estes se observou uma grande sensibilização em relação à importância de preservar a natureza. Com estes resultados a pergunta inicial do presente trabalho foi respondida positivamente ficando evidente a importância de desenvolver a Educação ambiental no cotidiano de uma escola de Educação Infantil.
Publicado
04-02-2016
Como Citar
TRINDADE, Débora Francieli Vercelino da. Reflexões ambientais através da literatura infantil. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 86-94, fev. 2016. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/148>. Acesso em: 16 jul. 2020.
Seção
Artigos Originais

Palavras-chave

Educação Infantil; Educação Infantil; Educação Ambiental