Reflexão sobre atuação dos acadêmicos em uma disciplina do curso de Licenciatura em Música a distância: um relato de experiência

Autores

  • Maria Teresa de Souza Neves Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação musical a distância, Ensino-aprendizagem

Resumo

Devido à expansão exponencial da educação à distância nos últimos anos, o interesse por essa forma particular de ensino aprendizagem aumentou de forma notável. Desse modo, tem se percebido uma maior movimentação acadêmica buscando examinar o tema sob todos os ângulos possíveis. Objetivando uma contribuição para esse campo de estudo, no presente trabalho será relatada a experiência de tutoria da disciplina Prática de Ensino e Aprendizagem Musical (PEAM1), do curso de Licenciatura em Música à Distância, da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Pólo de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, focando a abordagem da construção do conhecimento dos acadêmicos através da integração de tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem e os desafios que permeiam essa prática. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, e pesquisa realizada a partir do ambiente virtual de aprendizagem da disciplina PEAM1. O trabalho desenvolvido na disciplina possibilitou a capacidade de desenvolver a autonomia discente, fazendo com que este fosse agente principal e responsável por sua aprendizagem, além da construção de habilidades e competências importantes para seu desenvolvimento humano e uma boa atuação profissional.

Biografia do Autor

Maria Teresa de Souza Neves, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003) é Doutora em Ciência do Desporto pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros, efetiva - Faculdades Integradas Pitágoras, - Universidade Aberta Do Brasil UAB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividades Aquáticas e Metodologia da Pesquisa Científica, atuando efetivamente nos seguintes temas: Composição Corporal, Pos Menopausa, Exercício Físico e Pesquisas Científicas. Membro do Comité de Ética das Faculdades Integradas Pitágoras.

Publicado

2016-09-16

Edição

Seção

Relatos de Experiência