Educação em saúde no contexto da alta hospitalar de pacientes de Unidade de Terapia Intensiva

  • Fabiano Fernandes Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

As unidades de terapia intensiva são locais que o profissional de enfermagem está a todo tempo em contato com o paciente, por essa razão os enfermeiros devem estar preparados para realizar a educação em saúde, pois realizam procedimentos de alto risco e responsabilidade. Com objetivo de analisar artigos que discute a questão da educação em saúde no contexto da alta hospitalar de paciente de unidade de terapia intensiva. Trata se de uma pesquisa exploratória de revisão da literatura com base em material já elaborado, constituído por artigos científicos. A busca realizada através dos descritores; Educação em Saúde, Unidade de Terapia Intensiva, Alta do Paciente e Enfermagem, na base de dados da biblioteca virtual de saúde (BVS), respeitando os limites de publicação entre 2005 a 2015, no idioma português. Ficou evidenciado que embora a literatura apresente muitas discussões sobre o planejamento da alta do paciente e a importância do papel do enfermeiro neste processo, a documentação de experiências de enfermeiros brasileiros ainda se mostra escassa.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003) é Doutora em Ciência do Desporto pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros, efetiva - Faculdades Integradas Pitágoras, - Universidade Aberta Do Brasil UAB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividades Aquáticas e Metodologia da Pesquisa Científica, atuando efetivamente nos seguintes temas: Composição Corporal, Pos Menopausa, Exercício Físico e Pesquisas Científicas. Membro do Comité de Ética das Faculdades Integradas Pitágoras.
Publicado
16-09-2016
Como Citar
OLIVEIRA, Fabiano Fernandes. Educação em saúde no contexto da alta hospitalar de pacientes de Unidade de Terapia Intensiva. Revista Multitexto, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 38-43, set. 2016. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/172>. Acesso em: 25 maio 2018.
Seção
Artigos de Revisão

Palavras-chave

Educação em saúde; Unidade de Terapia Intensiva; Alta hospitalar