EDUCAÇÃO POPULAR E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EAD: UMA APLICAÇÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EAD/UNIMONTES

Autores

  • Cláudia Regina Santos de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Mônica Nogueira Camargo
  • Luana Brito Camargo

Palavras-chave:

Educação Popular, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação a Distância, Ciências Sociais

Resumo

Educação Popular e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) usam problemas para motivar,focar e iniciar a aprendizagem, promovendo a construção dos conhecimentos. Tendo em vista ocrescimento e os bons resultados do ensino a distância, faz-se necessário o estudo e a aplicaçãode novas formas de metodologia que facilitem e aprimorem o aprendizado. Este trabalho analisaa aplicação da estratégia ABP no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UAB/Unimontes.Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de observação participante eentrevistas não estruturadas focando a abordagem de ensino, suas vantagens e desvantagense o alcance de seus objetivos educacionais, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes.Os resultados mostram que, apesar de aumentar seu tempo de estudo e carga de trabalho, amaioria dos alunos avalia positivamente a metodologia por propiciar aulas dinâmicas, otimizaro processo de ensino-aprendizagem e promover habilidades interpessoais. A nova propostateórico metodológico, leva-nos a concluir que experiências pedagógicas amparadas na ABP e/ou na problematização, podem representar inovações no contexto da educação a distância,favorecendo rupturas tradicionais e processos mais amplos de mudanças.

Publicado

2017-02-02

Edição

Seção

Relatos de Experiência