INSERÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO BRASILEIRO: UMA SÍNTESE CRÍTICA

Autores

  • Monique Machado Rodrigues Sobral Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Jonkélion Dourado Nunes
  • Renato Sobral Monteiro-Júnior

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Educação, Ensino

Resumo

O presente estudo analisou criticamente a literatura sobre o ensino da língua inglesa no Brasil.Historicamente o idioma inglês ascendeu através das colonizações do Império Britânico, o quepropiciou à Inglaterra tornar-se uma potência mundial e disseminar seu idioma. Atualmente épossível observar que as grandes potências mundiais dominam ou lidam cotidianamente coma língua inglesa. Nas melhores universidades do mundo o idioma inglês é levado a sério, sendoobrigatório. Com exceção do Brasil, os países em desenvolvimento do BRICS têm elaborado políticaspúblicas de inserção do inglês em todos os níveis de educação. Portanto, estratégias deinclusão da língua inglesa na educação brasileira precisam ser pensadas e isso permanece umdesafio.

Publicado

2017-02-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão