PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EAD: ESTUDO DA PREFERÊNCIA DO ALUNADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Palavras-chave:

Material Didático, Educação a Distância, Ensino-aprendizagem

Resumo

A proposta deste estudo foi conhecer a preferência dos acadêmicos pelo material didático impressoproduzido para os cursos de graduação a distância pelo Centro de Educação a Distânciada Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes). Desenvolveu-se um estudo descritivoe de corte transversal com amostra composta por 368 acadêmicos matriculados. Para oestudo da preferência do alunado, um questionário validado foi aplicado por meio do ambientevirtual de aprendizagem da instituição, contendo questões que incluem o perfilamento do acadêmicoe características do material didático impresso (MDI) quanto à estrutura e eficácia paraa aprendizagem. O conjunto de MDI analisados foram dois modelos distintos, produzidos emdiferentes períodos - o vigente (6º período) e os períodos iniciais (1º ao 5º período) -, alocadosna oferta de cursos da UAB/Unimontes de 2010/2013, para uma comparação acerca da estruturadidática e gráfica de apresentação de cada material. Para caracterizar o perfil amostral foifeita uma análise descritiva e para a análise dos dados, foi realizado um teste binominal nãoparamétrico na comparação entre grupos. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05. Oalunado tem em média 31,40 anos, sendo predominantemente do sexo feminino e egressos deescolas públicas. Em sua rotina pessoal, os estudantes usam o MDI por cerca de 5 dias por semanacom pelo menos 2 horas semanais. Quanto ao projeto gráfico (tamanho de página, disposiçãodo texto, fonte, ilustrações, espaçamento do texto, margens e encadernação), a preferência épelo modelo vigente do MDI. A preferência também observada no modelo vigente quanto à disposiçãodo texto em 2 colunas, o entendimento de leitura, a compreensão do texto pela baixarecorrência ao dicionário e clareza de linguagem. Conclui-se que a progressão da produção deMDI do CEAD/Unimontes apresentou avaliação positiva e contribuição para a experiência discentepela preferência atestada observada.

Publicado

2017-02-02

Edição

Seção

Artigos Originais