O TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: TEORIA VERSUS PRÁTICA NO FAZER DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE PIRAPORA-MG.

Autores

  • Ralph José Neves dos Santos IFNMG

Palavras-chave:

Educação, EaD, Instituição de Ensino Superior, Tutor

Resumo

Na Educação à Distância (EaD), diferente da Educação Presencial, há uma figura nova e relevante no processo de ensino e aprendizagem: o tutor presencial. Esse profissional tem atribuições especiais e um papel fundamental na EaD. Dessa forma, foi objetivo deste estudo verificar a percepção dos tutores presenciais, no tocante ao seu papel e principais atribuições na Educação à Distância. Para tanto, foi elaborada pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como aplicados questionários junto às Instituições de Ensino Superior (IES) no município de Pirapora-MG, a fim de levantar dados e promover análises para o alcance dos objetivos propostos, respondendo ao problema de pesquisa detectado, como sendo: Os tutores presenciais, nas IES de Pirapora, conhecem a importância do seu papel e suas principais atribuições na Educação à Distância? Os resultados alcançados foram mensurados e confrontados com a teoria estudada, sendo possível verificar o não-conhecimento por parte dos tutores presenciais do seu papel na Educação à Distância. Ao final do trabalho, foram elencadas algumas ações relevantes dentro do contexto do tutor presencial em sala de aula, bem como das instituições de ensino superior em Pirapora.

Publicado

2017-08-09