O USO DO TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores

  • Cristiano Silva Barros Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Elzimar Goettenauer de Marins Costa Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Karen Caroline Oliveira Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Geraldo Magela Cordeiro Souza Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Laura Costa Drigo Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Palavras-chave:

Ensino, Espanhol, Gêneros discursivos, Texto literário

Resumo

Este relato apresenta o percurso realizado e os resultados obtidos em um minicurso online oferecido pelo projeto de extensão intitulado Projeto de Formação Continuada de Professores de Espanhol-FOCOELE (FALE/UFMG). O objetivo do referido minicurso foi mostrar um novo olhar para o texto literário, a partir de uma perspectiva ainda pouco explorada nas aulas de língua espanhola: um trabalho com o texto literário calcado em sua constituição como gênero discursivo. O minicurso se desenvolveu por meio de três atividades online, realizadas no 2º semestre de 2016, pelo ambiente virtual de aprendizagem TELEDUC. As atividades revelaram um bom entendimento teórico por parte dos professores participantes, mas, também, suas dificuldades para se colocar em prática a perspectiva proposta. Ainda assim, avaliamos como positivo o resultado do minicurso, pois pudemos ter um espaço para dar os primeiros passos em reflexões importantes em torno de outras possibilidades de trabalho com o texto literário nas aulas de espanhol na escola.

Biografia do Autor

Cristiano Silva Barros, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professor Associado de Língua Espanhola na Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Associada de Língua Espanhola na Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Karen Caroline Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Graduada em Letras-Língua Espanhola pela Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Geraldo Magela Cordeiro Souza, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Graduado em Letras-Língua Espanhola pela Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Laura Costa Drigo, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Graduanda em Letras-Língua Espanhola pela Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Publicado

2018-01-26