AS INTERFACES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O USO DE NOVAS LINGUAGENS PARA UMA APRENDIZAGEM MEDIADA

Autores

  • Neilane de Souza Viana Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Linguagens. Aprendizagem Mediada.

Resumo

Este artigo discute as interfaces das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs e o uso de novas linguagens para uma aprendizagem mediada. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica qualitativa realizada durante o Mestrado em Ciências Humanas na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, que teve como objetivo conhecer as possibilidades de utilização das TDICs a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle em curso de graduação na modalidade a distância. Com base nessa pesquisa realizada, apresentam-se abordagens acerca dos ambientes virtuais, do uso de novas linguagens nesses ambientes e de modelos pedagógicos educacionais. Para isso, foi necessário traçar alguns apontamentos acerca das interfaces das TDICs em AVAs, uma vez que sistemas de educação mediados por essas tecnologias possibilitam o acesso ao conhecimento e sua construção de forma mediada. Além disso, entende-se que o uso das TDICs requer uma adaptação da linguagem para o contexto virtual, possibilitando a abertura de um novo espaço pedagógico; o desenvolvimento de competências e habilidades, respeitando o ritmo individual, com tempo e espaço redimensionados. A partir dos estudos realizados, concluiu-se que a interatividade, dotada de novas linguagens, viabilizada pelas TDICs em ambientes virtuais de aprendizagem possibilita a construção do conhecimento de forma mediada.

 

Tecnologias Digitais. Linguagens. Aprendizagem Mediada.

Biografia do Autor

Neilane de Souza Viana, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Educação e Tecnologias

Publicado

2018-01-26