UMA NOVA GESTÃO EM CAMPO NO CLUBE ATENEU DE MONTES CLAROS: DO AMADORISMO A UM MODELO ADMINISTRATIVO PROFISSIONAL

  • Wanderlei Alves
  • Rogério Santos Brant
  • Ronilson Ferreira Freitas
  • Josiane Santos Brant Rocha

Resumo

O futebol se tornou um produto altamente lucrativo, onde tantos os clubes quanto as empresas conseguem movimentar cifras bilionárias em todo o mundo. Mas, essa não é a realidade de muitos clubes do futebol brasileiro, devido, principalmente, a falta de modelos administrativos mais profissionais. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato histórico da equipe do Ateneu e descrever as ações de marketing que estão sendo desenvolvidas pela atual gestão. Adotou-se como metodologia uma investigação exploratória e descritiva, a coleta de dados ocorreu através de uma entrevista estrutura, que após a interpretação emergiram 9 categorias de respostas. Concluiu-se que a diretoria do clube entende a importância da gestão mais profissional, com ações que visem maior aproximação com os torcedores, como nas redes sociais; participação em feiras para divulgar a marca Ateneu para as empresas, firmando assim novas parcerias; contratação de empresa especializada em marketing esportivo e criação do programa sócio torcedor. Os resultados indicam que existem inúmeras ações sendo desenvolvidas, no âmbito do marketing esportivo, pelo Ateneu, o que evidencia a importância desse estudo para outras equipes do Norte de Minas, tendo o Ateneu como referência.
Publicado
13-12-2018
Como Citar
ALVES, Wanderlei et al. UMA NOVA GESTÃO EM CAMPO NO CLUBE ATENEU DE MONTES CLAROS: DO AMADORISMO A UM MODELO ADMINISTRATIVO PROFISSIONAL. Revista Multitexto, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2018. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/290>. Acesso em: 17 nov. 2019.
Seção
Artigos Originais