A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA ALÉM DA ESCOLA

  • Maria Aparecida de Sousa Motoso
  • Leonardo Rodrigues Souza

Resumo

Na proposta deste estudo buscou-se realizar uma breve investigação com alunos do ensino médio acerca da percepção dos mesmos em relação à importância da educação física na formação básica. Tratou-se de um estudo qualitativo, descritivo e de caráter transversal. A amostra (n=20) foi do tipo não-probabilística, selecionada intencionalmente, e contou com alunos de ambos os sexos do 3° ano do ensino médio. Para tanto, utilizou-se de um questionário aberto contendo cinco questões relacionadas à importância das aulas de Educação Física na formação básica, o qual foi elaborado (e anteriormente testado em um grupo menor de participantes) pelos próprios pesquisadores. Para a interpretação dos dados foram realizadas leituras flutuantes das respostas obtidas, que permitiram a determinação das principais categorias de interesse. A partir de então, os discursos foram codificados para preservar o anonimato dos participantes e utilizados quadros para o auxílio na interpretação. Ao término da pesquisa, constatou-se que, de modo geral, a Educação Física ainda é tida como uma das disciplinas mais bem quistas pelos escolares, porém, sem clareza e objetividade quanto à sua relevância e influência na formação básica. Assim sendo, acreditamos que este estudo tenha encontrado indícios para possíveis problemas na identidade da Educação Física como componente curricular e, paralelamente, uma possibilidade de atualização curricular da mesma, a fim de adequá-lo não somente aos interesses do sistema como também dos alunos.
Publicado
13-12-2018
Como Citar
MOTOSO, Maria Aparecida de Sousa; SOUZA, Leonardo Rodrigues. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA ALÉM DA ESCOLA. Revista Multitexto, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2018. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/296>. Acesso em: 19 nov. 2019.
Seção
Artigos Originais