NÍVEL DE CONHECIMENTO E DE PARTICIPAÇÃO DE ESCOLARES NA PRÁTICA DE JOGOS DE TABULEIRO

Autores

  • Leidiane Pereira De Souza
  • Leonardo Rodrigues Souza

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em investigar o nível de conhecimento e de participação de alunos do ciclo complementar das séries iniciais do ensino fundamental na prática de jogos de tabuleiro. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo e de caráter transversal. A amostra foi do tipo não-probabilística, determinada de forma aleatória simples, e contou com 11 alunos (de ambos os sexos) do 5° ano do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se de um questionário contendo 8 perguntas abertas, sendo uma delas de análise, identificação e reconhecimento de imagem alusiva a seis tipos de jogos de tabuleiro. Os dados coletados foram transcritos a fim de determinar e organizar as principais categorias de interesse e, em seguida, apresentados por meio de frequências percentuais e ilustrações gráficas. Ao término da pesquisa, observou-se que os jogos de tabuleiro, apesar de serem considerados pela literatura correlata como um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem, ainda não se firmou como uma prática habitual no universo dos alunos investigados. Reconhecemos que a logística de se trabalhar os jogos de tabuleiro no contexto escolar requer ações que interferem na exploração de outros conteúdos. Por isso, acreditamos que esse processo deva ser discutido e planejado pelo professor de Educação Física juntamente com toda a equipe pedagógica, de forma interdisciplinar, uma vez que os jogos não se constituem como um conteúdo especifico e exclusivo
da Educação Física.

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais