BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E DO CEADUNIMONTES: ROMPENDO LIMITAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA ATENDER ÀS ASPIRAÇÕES DOS ESTUDANTES E PROMOVER ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

  • Ertz Ramon Teixeira Campos
  • César Henrique de Queiroz Porto
  • Humberto Gabriel Rodrigues
  • Francisco Malta de Oliveira
  • Aliny Cristiany Cardoso de Sá

Resumo

Na educação, atualmente, existem duas formas de interação, uma presencial e outra a distância. A primeira modalidade de ensino, a presencial, é considerada tradicional ou convencional. Ela é comumente utilizada nos cursos regulares em que professores e alunos se interagem sempre em um mesmo local físico, chamado sala de aula, cujos encontros se dão ao mesmo tempoà aprendizagem de valores, condutas e saberes. O professor, como mediador do conhecimento, faz o aluno aprender e interagir ao mesmo tempo, como a uma forma de experiência. A segundamodalidade de ensino, a não presencial, se dá a distância, conhecida como a EaD (Educação a Distância), ao contrário da primeira, professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo e a aprendizagem ocorre através do uso de tecnologias de informação e comunicação, que, pode ou não apresentar momentos presenciais. Neste estudo, fizemos um breve histórico do EaD no Brasil e no Centro de Educação a Distância - CEAD/Unimontes, implantado em 2011, e a importância da quebra de paradigma do ensino tradicional e a possibilidadede abrimos um espaço à discussão e conclusão sobre a Internet como ferramenta na Educação a Distância, preocupando-se com os valores históricos da EaD, da Internet e da telefonia celular cujas ferramentas transformam e melhoram, cada vez mais, o processo de interação educacional. Para a realização deste estudo, recorremos ao método da pesquisa bibliográfica.
Publicado
13-12-2018
Como Citar
CAMPOS, Ertz Ramon Teixeira et al. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E DO CEADUNIMONTES: ROMPENDO LIMITAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA ATENDER ÀS ASPIRAÇÕES DOS ESTUDANTES E PROMOVER ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Multitexto, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2018. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/301>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
Artigos de Revisão