FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTANCIA: UMA ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIMONTES

  • Ivanise Melo de Souza
  • Ramony Maria Silva Reis Oliveira

Resumo

No campo educacional, as políticas públicas adotadas pelo Governo Federal têm redimensionado a função social das universidades públicas. Nesse contexto, surgiu educação à distância para atender as novas demandas da sociedade, constituindo-se, em seu discurso, um agente de expansão do ensino superior e uma aliada das políticas públicas de formação de professores. O presente estudo apresenta algumas reflexões sobre as políticas públicas de democratização do ensino superior adotados pelo governo federal nas universidades, tendo como foco central, Sistema Universidade Aberta do Brasil, bem como, as suas implicações na formação inicial docente. Para tanto, foi realizada uma análise do Projeto político-pedagógico do Curso de Pedagogia- UAB/Unimontes, com o objetivo de identificar os princípios norteadores do currículo, o perfil do profissional que o curso pretende formar e, concomitantemente, a discussão e análise dos conceitos, dos elementos constitutivos dos projetos político-pedagógicos e da formação dos profissionais da educação básica, na modalidade à distância, tendo como base legal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº 9394/96, o Plano Nacional de Educação Brasileira (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior à distância.
Publicado
14-12-2018
Como Citar
SOUZA, Ivanise Melo de; OLIVEIRA, Ramony Maria Silva Reis. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTANCIA: UMA ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIMONTES. Revista Multitexto, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2018. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/302>. Acesso em: 17 nov. 2019.
Seção
Artigos de Revisão