REFLEXÃO ACERCA DE ASPECTOS DA MOTIVAÇÃO EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO NA PRÁTICA DESPORTIVA

Resumo

O presente trabalho buscou identificar alguns fatores (des)motivacionais, intrínsecos e extrínsecos, associados à prática de esportes em escolares do ensino médio. Caracteriza-se como um estudo de campo, quantitativo e de corte transversal. A amostra, não-probabilística e definida de forma aleatória simples, foi composta por 10 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos, com idades variando entre 16 e 18 anos. O instrumento utilizado por todos os participantes do estudo foi uma Escala de Motivação no Esporte, SMS – Sport Motivation Scale, (Brière, Vallorand, Blais, & Pelletier, 1995), versão brasileira, composta por 28 itens distribuídos em sete dimensões (3 relacionadas à motivação intrínseca, 3 relacionadas à motivação extrínseca e 1 relacionada à desmotivação). As questões foram respondidas por meio de uma escala Likert de sete pontos que varia de 1 “não corresponde nada” a 7 “corresponde exatamente” e tiveram os seus dados tratados no Excel for Windows 2013. Diante da pesquisa realizada pode-se compreender que os alunos do ensino médio investigados se sentem motivados em praticarem suas atividades desportivas, demonstrando estarem abertos a aprenderem novos conceitos e formas de praticá- -los, sem contudo demonstrarem interesse em aspectos táticos. Contudo, entendemos que ao identificar quais são os fatores que (des)motivam os alunos a praticarem esportes, poderemos, também, propor um olhar mais crítico em relação a essas práticas, sugerindo, assim, novas intervenções metodológicas e/ou organizacional para o ensino desse conteúdo que, apesar de já consolidado no currículo da educação física escolar, ainda divide a opinião de diversos autores quando se discute as suas diversas formas de manejo.

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigos Originais