SENTIDOS DA IMAGEM CORPORAL EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender a percepção da imagem corporal entre acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, e procedimento de coleta de dados descritivo. A amostra contou com a participação de 14 acadêmicos escolhidos por conveniência, sendo 8 homens e 6 mulheres do 1° Período de Educação Física Bacharelado. Na análise dos dados, buscou compreender e interpretar os sentidos das narrativas e suas contradições, apreendendo o contexto, as razões dos sujeitos e a lógica interna do grupo. Foram identificadas três categorias temáticas. Influência da sociedade sobre a imagem corporal dos acadêmicos; a importância do corpo saudável; a relação entre padrão de beleza e discriminação quanto aos profissionais que não possuem o suposto corpo perfeito. O presente estudo, apontou que os acadêmicos entrevistados têm a percepção de que a mídia constrói modelos de beleza para o profissional e que às vezes esse ideal de beleza é difícil de ser alcançado. É apesar de tentarem segui-los, demostraram opinião própria e moderação ao condenarem os excessos da busca ideal de beleza. Os acadêmicos reconhecem a existência de discriminação e preconceito contra o profissional que não consegue obter o suposto corpo ideal, principalmente por seus próprios alunos, pois os mesmos os vê como referência. Alguns dos entrevistados mostraram não reconhecer a diferença entre um corpo bonito e corpo saudável, e se o fato de ter beleza significa saúde.

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigos Originais