Análise semiótica do conceito de ensino na EAD

Autores

  • Hugo Costa Pereira e Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria Simone Dantas da S. Gomes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria Thereza Santos Ferreira e Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Semiótica, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Na modalidade de ensino a distancia, o conhecimento é intermediado através de ambientes virtuais. Consideram-se neste trabalho as dimensões da virtualidade do ensino a distância, onde professor e aluno encontram-se separados no tempo e no espaço. Objetivo: Pensando nesse universo, na relação de destinador /destinatário existente entre seus participantes, nos papéis atribuídos a cada um e no processo de intermediação do conhecimento é que se propôs este trabalho, cujo objetivo principal foi analisar a semiótica do conceito de EAD. Metodologia: Para essa caracterização, partiu-se da apreciação semiótica e da relação semissimbólica de uma figura cujo tema remete à EAD, veiculada em um blog na internet, e também da conceituação do que é ensinar nesta modalidade de ensino. Assim, este estudo baseia-se em uma análise qualitativa e em uma revisão de literatura, tendo como principal referência a teoria da Semiótica Greimasiana, sustentação desta análise.  Resultados: A EAD vem sendo difundida cada vez mais, pela sociedade, como um caminho recompensador na busca do conhecimento. Considerações finais: O ensino a distância surge como uma proposta complementar ao ensino presencial, proporcionando o acesso ao conhecimento àqueles que não podem ou não dispõem de tempo para frequentar o ensino presencial.

Biografia do Autor

Hugo Costa Pereira e Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor Especialista do Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, tutor no curso de Especialização Mídias na Educação na modalidade a distância do Centro de Educação a Distância CEAD/Unimontes.

Maria Simone Dantas da S. Gomes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Coordenadora de tutoria do curso de Letras Português na modalidade a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes.

Maria Thereza Santos Ferreira e Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora Especialista do curso de Letras Português na modalidade a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes.

Edição

Seção

Artigos Originais