Comunicação no engajamento voluntário: case Casa de Apoio Santa Bernadete

Autores

  • Ana Paula Oliveira Rocha Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc
  • Dâmaris Regina Fagundes Durães Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc
  • Larissa Campos Rametta Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc
  • Lílian Andressa Alves Antunes Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc
  • Maria Isabella Rocha Alcântara Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc
  • Patrícia Mota Dantas Sousa Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc
  • Victor Freitas Callado Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Palavras-chave:

Campanha publicitária, Terceiro Setor, Comunicação Institucional, Voluntariado.

Resumo

Introdução: A comunicação na contemporaneidade é palco de expressivas transformações mediando relações em todo o corpo social. Campanhas publicitárias se tornam produtos indispensáveis a todos os setores e instâncias sociais em vias de fruição de resultados e otimização de projetos. Também o Terceiro Setor, ao largo de sua fenomenologia, alia-se ao fazer publicitário na condução de suas atividades. Objetivo: Neste prospecto, o presente trabalho propõe-se a desenvolver uma campanha publicitária para a Casa de Apoio Santa Bernadete, entidade filantrópica voltada ao acolhimento do público com diagnóstico de câncer e vulnerabilidade social. Metodologia: Através de um estudo de caso, procedeu-se à entrevista, dirigida ao núcleo diretor da instituição, marcando-se o viço publicitário da campanha. Resultados: O engajamento voluntário foi o intento escolhido pela entidade no desenvolvimento do trabalho. Os dados coletados foram combinados em briefing na orientação das decisões criativas, resultando no produto de uma campanha publicitária pertinente à necessidade comunicacional da casa. Considerações finais: A publicidade emerge como uma ferramenta de grande valia no trato organizacional, aqui se denota o usufruto dos produtos de comunicação na efetivação de resultados de escopo assistencial.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira Rocha, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

Dâmaris Regina Fagundes Durães, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

Larissa Campos Rametta, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

Lílian Andressa Alves Antunes, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

Maria Isabella Rocha Alcântara, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

Patrícia Mota Dantas Sousa, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

Victor Freitas Callado, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc

Acadêmica do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc.

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Seção

Artigos Originais