Considerações acerca do processo de constituição e institucionalização do curso de licenciatura em Ciências Sociais na EAD/UAB - Unimontes

Autores

  • Claudia Regina Santos de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Monica Camargo Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Janikelle Bessa Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Inteligência Coletiva, Universidade Aberta do Brasil, Educação a distância, Licenciatura em Ciências Sociais, Unimontes/CEAD.

Resumo

A Educação a distância não pode ser entendida apenas pelo aspecto de uso das tecnologias no processo de ensino, mas antes como uma prática educativa mediatizada e de democratização do conhecimento. Sua essência envolve a construção de conhecimento mediada, valendo-se das tecnologias como meio e espaço da relação de ensino e aprendizagem. Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar as especificidades e aspectos gerais do processo de constituição e institucionalização da Licenciatura em Ciências Sociais na Educação a Distância. Entendendo que o projeto de Universidade Aberta do Brasil envolve a produção interativa de conhecimento baseado na difusão das tecnologias da informação e na configuração da inteligência coletiva no ciberespaço. Meto dologia: Utilizou-se para tanto, de pesquisa bibliográfica e analise documental para entender e construir o desenho estrutural do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Resultados: O processo de constituição e institucionalização do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais na UAB/Unimontes, derivou de constantes debates sobre a demanda de professores de sociologia e a necessidade de formação adequada. Considerações finais: Este trabalho representa uma síntese dos processos avaliativos como também da analise documental dos produtos gerados pelo curso em qualidade de educação e formação.

Biografia do Autor

Claudia Regina Santos de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Coordenadora do Curso de Ciências Sociais Licenciatura da UAB/Unimontes; Professora Titular de Sociologia do departamento de Ciências Sociais Bacharelado.

Monica Camargo, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Coordenadora de Tutoria do Curso de Ciências Sociais da UAB/Unimontes.

Janikelle Bessa Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Desenvolvimento Social e tutora a distância do Curso de Ciências Sociais Licenciatura da UAB/Unimontes.

Edição

Seção

Artigos Originais