Utilização de um framework metodológico para avaliação da usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes: Virtualmontes

Autores

  • Rhayane Stéphane Silva Andrade Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Patrícia Takaki Neves Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Avaliação da usabilidade, Virtualmontes, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Framework para avaliação da usabilidade.

Resumo

Este artigo descreve a aplicação de um framework metodológico adaptado para avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes - o VirtualMontes. Objetivo: A proposta de pesquisa foi adaptar o framework sugerido por Layla Hansan para avaliar sites de e-commerce e, assim, empregá-lo na avaliação da usabilidade do VirtualMontes. Metodologia: Todas as quatro etapas propostas na utilização do framework foram aplicadas, porém com as modificações necessárias para atender aos objetivos da pesquisa. As etapas empregadas foram a utilização do Google Analytics,o emprego da matriz de web métricas, a aplicação dos métodos de avaliação e a proposta de reformulação do design do site. Resultados: Nas etapas inicias foram apontados potenciais problemas de usabilidade que foram comprovados, posteriormente, pelos métodos de avaliação empíricos e avaliação heurística. Ainda, foram apontadas as análises, recomendações e a satisfação dos usuários. Considerações finais: Demonstrou-se a eficácia do framework em identificar problemas de usabilidade em sites.

Biografia do Autor

Rhayane Stéphane Silva Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduada em Sistema de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Patrícia Takaki Neves, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora e Pesquisadora do Departamento de Ciências da Computação (DCC) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Edição

Seção

Artigos Originais