Utilização de um framework metodológico para avaliação da usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes: Virtualmontes

  • Rhayane Stéphane Silva Andrade Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Patrícia Takaki Neves Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Este artigo descreve a aplicação de um framework metodológico adaptado para avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes - o VirtualMontes. Objetivo: A proposta de pesquisa foi adaptar o framework sugerido por Layla Hansan para avaliar sites de e-commerce e, assim, empregá-lo na avaliação da usabilidade do VirtualMontes. Metodologia: Todas as quatro etapas propostas na utilização do framework foram aplicadas, porém com as modificações necessárias para atender aos objetivos da pesquisa. As etapas empregadas foram a utilização do Google Analytics,o emprego da matriz de web métricas, a aplicação dos métodos de avaliação e a proposta de reformulação do design do site. Resultados: Nas etapas inicias foram apontados potenciais problemas de usabilidade que foram comprovados, posteriormente, pelos métodos de avaliação empíricos e avaliação heurística. Ainda, foram apontadas as análises, recomendações e a satisfação dos usuários. Considerações finais: Demonstrou-se a eficácia do framework em identificar problemas de usabilidade em sites.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduada em Sistema de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
##submission.authorWithAffiliation##
Professora e Pesquisadora do Departamento de Ciências da Computação (DCC) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Como Citar
ANDRADE, Rhayane Stéphane Silva; NEVES, Patrícia Takaki. Utilização de um framework metodológico para avaliação da usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes: Virtualmontes. Revista Multitexto, [S.l.], v. 1, n. 1, fev. 2013. ISSN 2316-4484. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/43>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
Artigos Originais

Palavras-chave

Avaliação da usabilidade; Virtualmontes; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Framework para avaliação da usabilidade.