Um Olhar Sobre o Estágio Curricular Supervisionado

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação de Professores. Educação a Distância.

Resumo

Embora o estágio na formação de professores venha sendo objeto de muitas pesquisas, não se percebem resultados significativos desses estudos na dinâmica de seu desenvolvimento nas universidades. Nesse sentido pode-se afirmar que o estágio curricular clama por novos sentidos, o que tem instigado os pesquisadores a novas buscas. No contexto dessa problemática, emergiu a questão orientadora dessa pesquisa: O que os relatórios de estágio supervisionado dos alunos do curso de Pedagogia /UAB licenciatura revelam sobre o Estágio Supervisionado na formação do professor para atuar no ensino básico?  Em consonância com os objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa de investigação, realizando pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, selecionando 1 relatório de diferentes polos, totalizando cinco relatórios de estágio supervisionado   do curso de Pedagogia. A partir da leitura dos relatórios foram definidas 3 categorias de análise: 1) Estágio relação teoria e prática 2) O estágio na perspectiva reflexiva 3) estágio como pesquisa. Nos relatórios analisados, constatamos que o estágio supervisionado traz de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, visando favorecer maior conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação. Apontam também a dificuldade de se romper com a dicotomia entre teoria e prática na formação do professor. Apesar desta dificuldade, percebe-se grande empenho na busca de soluções que permitam transpor os entraves que se colocam.

 

 

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Publicado

2021-05-10 — Atualizado em 2021-05-11

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Artigos Originais