Currículo e Trabalho Docente em Tempos de Identidades Descentradas: uma revisão de literatura.

Autores

  • Zilmar Santos Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros
  • Marilene Caitano Reis Almeida

Palavras-chave:

Currículo. Trabalho Docente. Identidades. Cultura.

Resumo

O currículo enquanto organismo vivo sobre o qual se alicerça o trabalho docente recebe a influência dos fenômenos sociais da contemporaneidade. O objetivo deste artigo é revisar publicações sobre o lugar ocupado pelo professor enquanto sujeito na implementação dos programas curriculares em tempos de identidades descentradas. Realizamos buscas para levantamento da literatura em setembro de 2019, nas bases de dados da CAPES e Google Scholar. As palavras-chave utilizadas na busca foram: “currículo”, “trabalho docente”, “identidade” e “cultura”. Inicialmente, identificamos 16 artigos dos quais 8 foram excluídos por serem duplicados e 1 foi excluído pelo título. Da análise dos resumos restaram 7 sendo apenas 4 trabalhos incluídos por critérios de elegibilidade. Concluímos, a partir dos artigos que subsidiaram esta revisão, que em tempos de identidades descentradas, o currículo é elementar na construção de uma educação justa e de qualidade.

 

Biografia do Autor

Zilmar Santos Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

Marilene Caitano Reis Almeida

Mestranda do Pograma de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Professora da Educação Básica.

Referências

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 7. tiragem. São Paulo: Atlas, 2002.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HUNTER, J. E.; SCHMIDT, F. L. Methods of meta-analysis: correcting error and bias in research findings. 3. Ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Educar em Revista, v.17, n.17, p.39-52, 2001.

MOREIRA, Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.19, n.73, p.793-812, out.-dez, 2011.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno (Org.) Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra, revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 10-16.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

YOUNG, Michael F. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v.16, n.48, p.609-810, set.-dez, 2011.

Publicado

2021-05-10 — Atualizado em 2021-05-11

Versões

Edição

Seção

Artigos de Revisão