Censo EAD 2015 / 2016

censo-ead-capa

A cada ano a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) divulga o Censo EAD.br, um Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, cujo objetivo é unir esforços para compreender o cenário da ead no Brasil e mapear as principais tendências no setor e aos correspondentes segmentos na academia.

Em sua 8ª edição, o censo refere-se ao período de 2015/2016, disponibilizando informações quantitativas e qualitativas que abrangem todos os níveis educacionais do sistema formal de ensino, as iniciativas de ensino não formal e as atividades de instituições que fornecem produtos e serviços no segmento.

A participação das instituições no censo é voluntária, dessa forma os dados da pesquisa buscam ser abrangentes porém não estabelecem um panorama completo ou definitivo da ead no Brasil. As análises retratam as tendências do mercado no que refere-se às categorias das instituições que trabalham com esta modalidade, aos tipos de cursos ofertados, ao público beneficiado e à forma que se dá todo esse processo.

Veja abaixo no nosso infográfico uma pequena coletânea das informações mais relevantes sobre as instituições de ensino que participaram do censo e trabalham com a educação a distância no país:

3infografico-censo-ead-2015-2016

Quer ver a pesquisa na íntegra? Acesse o documento no site da Abed e comente aí o que você achou dos resultados apresentados.

Mariéllen Ivo
Analista de sistemas, desenhista, pesquisadora sobre usabilidade em sistemas computacionais e interessada em software livre e gamificação.