Design Instrucional: o que significa isso?

what-makes-a-good-instructional-designer

As transformações sociais e os avanços tecnológicos da contemporaneidade exigiram uma revisão nos processos educacionais. Com isso, os personagens que atuam nesse cenário estão reaprendendo a ensinar e a aprender.

Nesse contexto, destacou-se o Design Instrucional, também conhecido como DI ou desenho instrucional, que, segundo Filatro (2008), é um termo surgido na segunda Guerra Mundial como nomenclatura de uma ferramenta para resolução de problemas e tomadas de decisão.

Aplicado ao universo educacional, o DI trata-se de um recurso basilar no desenvolvimento da Educação a Distância – EAD, no entanto, pela relevância e potencial agregador não se limita às práxis dessa modalidade educacional, pois, como define Duchastel (1990), é uma ciência que tem como objetivo promover a ligação entre teoria de aprendizagem e prática educacional consistente.

Falando sobre o papel do desenho instrucional na EAD, Bittencourt e Orofino (2006, p.39) afirmam que “ao se desenhar um projeto de EAD, deve ser levado em conta […] além da forma, funcionalidade e qualidade dos materiais didáticos, produtos e serviços oferecidos, que estes precisam provocar emoções e conquistar pela originalidade.” E tal resultado somente é possível quando um conjunto de habilidades e competências se junta ao aporte teórico de um profissional apto a atuar com propriedade nessa incipiente conjuntura formativa.

A atuação do DI se assemelha ao papel da criação publicitária, onde reside a missão de articular informações e recursos de modo a transformar em algo mais atrativo. É estabelecer a ponte entre o pensar e o fazer, nesse sentido, cabe ao profissional buscar as capacitações necessárias para  promover as conexões entre conteúdos, objetivos, estratégias e resultados.

 

BITTENCOURT, Dênia Falcão de; OROFINO, Maria Isabel. Design e projetos em educação à distância. Palhoça, UnisulVirtual, 2006.

DUCHASTEL, P. C. Cognitive designs for instructional design. Instructional Science, v. 19, n.6, p. 437-444, 1990.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: Educação e Tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2007

 

Greice Maia
Publicitária e Designer Instrucional por formação e paixão. Interessada em comunicação, EAD e desenvolvimento humano.