Reflexões sobre Ensinar e Aprender

The-Potter

Vamos começar o post de hoje com uma animação produzida em 2005 pela Savannah College of Art and Desing, da Geórgia, Estados Unidos.

Enquanto assistia ao vídeo me veio  lembrança de um post que vi na página da EAD Unimontes falando sobre a Teoria das Escolhas.

O pensamento otimista do psiquiatra norte-americano William Glasser (1925-) no livro Teoria da escolha (Editora Mercuryo, 2001) propõe a ideia de que podemos fazer escolhas satisfatórias, por piores que sejam as circunstâncias, por mais desanimadora que seja a nossa situação profissional, afetiva, econômica etc.Uma de suas considerações defende que e a motivação para estudar não nasce de fora para dentro. A escolha pelo estudo nasce de dentro para fora, como um movimento de liberdade pessoal.

Estabeleci uma conexão não muito óbvia, juntei os aportes dessa teoria e o interessante filme numa reflexão sobre o Ensinar e o aprender. Como resultado,  apresento 5 pontos a serem ponderados:

  1. CuriosidadeA curiosidade pode nos levar a descobertas incríveis.
  2. PaciênciaO conhecimento não nasce pronto, ele precisa ser construído
  3. EsforçoO caminho é cheio de erros e acertos
  4. DeterminaçãoO processo de aprendizagem exige a conclusão de algumas etapas.
  5. MotivaçãoAlgo mágico acontece quando alguém acredita na gente.

O meu desejo com essa reflexão é que possamos considerar o processo de ensinar e aprender para além das salas de aula, sejam elas físicas ou virtuais, O Ensinar e o Aprender envolvem emoção, desejo, experiências, exemplos e empenho.

 

Greice Maia
Publicitária e Designer Instrucional por formação e paixão. Interessada em comunicação, EAD e desenvolvimento humano.