Reflexão: Erros comuns de quem faz EAD

shutterstock_145785515

Nem todas as pessoas conseguem se adequar ao modelo tradicional de educação. E são diversos os motivos que dificultam ou impedem a presença de um estudante numa sala de aula regular. Tem os aspectos geográficos que influenciam o deslocamento até a instituição de ensino, problemas de horários e outras ocupações. Sem contar as críticas aos métodos adotados nas aulas e à posição do professor como emissor do conhecimento e o aluno como receptor.

A Educação a Distância está em ascensão, mas não menos criticada do que os moldes tradicionais. São muitos os rótulos, barreiras invisíveis, resistência à mudança e outras diferentes variáveis que muitas vezes partem dos principais atores envolvidos nos processos da EAD.

Não entraremos nos méritos da culpa nem tentaremos identificar as raízes dessa discussão, hoje vamos refletir sobre erros que são cometidos por quem escolhe essa modalidade de ensino para a formação acadêmica. Erros que comprometem o resultado dos estudos e, consequentemente, a reputação da Educação a Distância.

Young black woman working in a modern loft space behind a laptop.

Getty Images

Na página da EAD Unimontes no Facebook, foram apresentados os 5 erros mais comuns de quem estuda a distância, que começa pela identificação do perfil de estudante dessa modalidade. As dinâmicas são diferentes, requer habilidades específicas e uma dose extra de comprometimento. É importante ter determinadas características para ingressar num curso EAD e aproveitar de fato a experiência. Em seguida vem o erro da escolha de um curso inadequado, seja pela carga horária exigida ou porque a área não é a que desperta interesse suficiente. Também foi falado sobre o erro da tecnologia insuficiente, para estudar a distância é necessário dispor de recursos tecnológicos e aqui podemos incluir o fato de não ter o conhecimento mínimo para utilizar as ferramentas básicas da informática. O excesso de flexibilidade é outro fator que conduz ao erro, o fato de não ter horários fixos não é sinônimo de não ter hora pra fazer as coisas. A rotina de quem faz um curso EAD deve ser bem planejada para ter tempo de dedicar aos estudos e realizar as atividades. A falta de disciplina é um problema grave, é muito importante preservar os objetivos e metas das muitas distrações que nos cercam o tempo todo,  ao estabelecer uma rotina disciplinada e com foco, o curso será melhor aproveitado.

Vamos agora conhecer outros 5 erros que contribuem para baixos desempenhos na Educação a Distância e sugestões de como resolver:

  • Deixar tudo para a última hora

A tendência de deixar as coisas para a última hora pode acabar com o sucesso de qualquer projeto. Para evitar problemas, distribua o estudo ao longo da semana. Estudar horas seguidas é cansativo e compromete o aprendizado, sem contar na possibilidade de ocorrer imprevistos.Falta de motivação

Todos nós temos problemas e a vida é cheia de desafios, mas é preciso desenvolver a capacidade de não desanimar tão fácil. Curso EAD não é brincadeira, mas também não é um bicho de 7 cabeças. Ânimo, se cair, levante! Aproveite a oportunidade e estude com ainda mais afinco.

  • Falta de participação

Não adianta se inscrever para um curso na modalidade EAD e achar que é suficiente apenas fazer as atividades propostas. É necessário participar e interagir. A troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e convívio com os colegas tornam o estudo ainda mais proveitoso.

  • Não rever o material de estudo

Fazer todas as atividades propostas pelo curso a distância não significa que realmente se absorveu o conteúdo delas. Uma das vantagens do EAD é o material de estudo estar disponível para revisões constantes. Releia sempre que sentir que não domina o tema com segurança.

  • Não ter paciência

Da mesma maneira que um curso presencial requer horas de estudo até que você compreenda tudo e esteja preparado para avançar, os cursos EAD também exigem paciência, afinal, não é de um dia para o outro que você vai conseguir terminar o curso. Quem tenta apressar as coisas pode ter o aprendizado comprometido. Seja paciente e aproveite cada etapa.

Os avanços da educação a distância em todo o mundo indicam que os cursos da EAD são a tendência para o futuro da educação. A grande variedade de cursos, a oferta crescente em instituições de qualidade e os diversos benefícios para os estudantes confirmam essa evolução.

planejamento_carreira_2

E fica o convite para refletirmos sobre os rótulos da EAD, será mesmo que é culpa do sistema? Será que a qualidade é questionável? Ou será que uma série de erros tem atuado como mola propulsora de uma imagem negativa?

Crédito da imagem: Shutterstock

Greice Maia
Publicitária e Designer Instrucional por formação e paixão. Interessada em comunicação, EAD e desenvolvimento humano.