• Notícias
  • A nova realidade do ensino a distância desbanca o preconceito

A nova realidade do ensino a distância desbanca o preconceito


Quinta-feira, 06 de agosto de 2015 às 08h36
imprimir
  • Tweet

O ensino a distância é uma realidade que veio para ficar e que cresce cada dia mais devido as enormes vantagens que oferece.

Nada tem mais potencial para despertar o interesse das pessoas do que oferecer a elas um ensino eficaz e acessível que possibilite a oportunidade de trabalho e consequentemente melhores condições de vida.

Apesar deste tipo de ensino estar tão presente, algumas pessoas ainda vivem um dilema na hora de fazer sua escolha: a distância ou presencial? Várias dúvidas sondam o candidato na hora da decisão. As mais comuns são: a qualidade e a forma como o mercado de trabalho enxerga um profissional que se formou em um curso EAD.

Segundo entrevista realizada pela Folha de São Paulo com consultores de carreiras “a chegada da geração Y aos cargos de gestão de recursos humanos é a boa notícia para quem fez ou cursa faculdades a distância”.

Os consultores analisam ainda que o preconceito com os graduados via computador cai à medida que nascidos desde a década de 80 e mais acostumados a recursos tecnológicos se tornam responsáveis por contratações.

“Graduados a distância já são vistos como maduros e bons gestores de tempo, capazes de se automativar”, afirma Jorge Martins, gerente da consultoria Robert Half.

Hoje a EaD conta com inúmeros fatores que a fazem crescer exponencialmente como o crescimento econômico do país, que fez surgir uma nova classe média que busca a educação superior como forma de ascensão social; o desenvolvimento das tecnologias e a maneira eficaz de se poder conciliar estudo com trabalho, pois a modalidade gera flexibilidade de tempo/espaço/ritmo.

A qualidade do ensino a distância pode sim ser a mesma ou até melhor, já que o aluno que opta por esta modalidade de ensino tem que desenvolver aptidões que não só vão ajudar na hora de estudar, mais também na vida pessoal e profissional. Planejamento, organização, disciplina e iniciativa são algumas destas aptidões.

A resistência em relação a esta modalidade de ensino tem diminuído muito, afinal o que vale é o que o aluno conseguiu absorver do curso e a forma como ele passa este conhecimento, na hora de elaborar um currículo, participar de uma entrevista e desenvolver seus conhecimentos na prática.

Fonte: Folha de São Paulo
educacaoadistancia.com


CEAD Unimontes 2025. © Todos os direitos reservados.
Avenida Rui Braga, S/Nº, Vila Mauricéia - Campus Professor Darcy Ribeiro, Prédio 7 (1º andar) - Montes Claros / MG.

Facebook Twitter Facebook Instagram