• Notícias
  • CEAD implanta primeiro grupo de pesquisa junto ao CNPq

CEAD implanta primeiro grupo de pesquisa junto ao CNPq


imprimir
  • Tweet

Com tantos avanços que o Centro de Educação a distância da Unimontes – CEAD vem conquistando, o ano de 2015 traz mais uma nova alegria. O primeiro grupo de pesquisa multidisciplinar Educação, Tecnologia e Inovação foi aprovado e vai unir professores e alunos em um único propósito: produzir mais conhecimento para a universidade.

O grupo tem o objetivo de promover estudos na interface tecnologia, educação e inovação com enfoque em EAD, contribuindo para um conjunto produtivo de reflexões em abordagens didático-pedagógicas, agentes e linguagens educacionais com o aporte tecnológico na geração de produtividade e eficiência. O grupo tem duas linhas de pesquisas, sendo: Abordagens didático-pedagógicas: tecnologia e educação e Agentes, linguagens e inovação educacional.

Dentre os integrantes do novo grupo de pesquisa está frente à professora Maria Ângela Lopes Dumont e quem integra o time são os pesquisadores da universidade, do CEAD/Unimontes e estudantes de graduação vinculados a equipe de pesquisa do centro.

Gustavo Souza, integrante do grupo comenta que “O Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Inovação abrange todos os esforços do CEAD/Unimontes na construção de novos cenários educacionais apoiados nas tecnologias e na inovação”.

Para a criação do grupo, a trajetória e expertise do centro foram combinadas para que se formasse uma frente de pesquisa comprometida com a realidade educacional, tecnológica e inovadora que vem sido promovida nesse espaço e também aquela que se deseja projetar, em unidade aos esforços da Unimontes. 

A professora Ângela Dumont destacou a importância do projeto e falou sobre as expectativas para os avanços das atividades em 2015. “É tempo de fazer novos projetos. Utilizaremos a multidisciplinaridade para criar uma afinidade entre as áreas, fazendo com que os alunos produzam para a universidade, para contribuir cientificamente. O ano de 2015 será um tempo de muito trabalho e dedicação, vamos nos debruçar sobre os livros e pensar em novas formas de entender a comunicação e tornar público esses saberes”.

O grupo será inserido no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq onde estão alocados os grupos de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

No que se refere à sua utilização pela comunidade científica e tecnológica no dia-a-dia do exercício profissional, o Diretório de Grupos de Pesquisa é um eficiente instrumento para o intercâmbio e a troca de informações.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil.

Fundado em 1951, o CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica entre os países em desenvolvimento, seu objetivo principal.

Grupo de Pesquisa

De acordo com o CNPq, um grupo de Pesquisa é caracterizado pela liderança de um ou, excepcionalmente, dois pesquisadores, pela existência ou não de outros pesquisadores, de pessoal de apoio técnico, bem como de estudantes, todos reunidos pelo interesse comum em torno de uma ou mais linhas de pesquisa e pelo uso compartilhado de equipamentos, instalações e demais recursos.

Há circunstâncias especiais  em que um pesquisador trabalha individualmente e neste caso, o grupo será constituído pelo próprio pesquisador e seus estudantes. Estes Grupos, quando bem  estruturados e ativos, constam no  banco de dados do CNPq, o Diretório Nacional de Pesquisa, que é atualizado bienalmente, através da Pró-Reitoria de Pesquisa.


CEAD Unimontes 2025. © Todos os direitos reservados.
Avenida Rui Braga, S/Nº, Vila Mauricéia - Campus Professor Darcy Ribeiro, Prédio 7 (1º andar) - Montes Claros / MG.

Facebook Twitter Facebook Instagram