• Notícias
  • Dia Nacional da Educação a Distância – Um milhão e oitocentos mil estudam a distância no Brasil

Dia Nacional da Educação a Distância – Um milhão e oitocentos mil estudam a distância no Brasil


Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 às 17h23
imprimir
  • Tweet

Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação superior no país, o MEC publicou, em junho do ano passado, uma portaria que amplia a oferta de cursos na modalidade a distância, melhora a qualidade da atuação regulatória do Ministério nessa área, aperfeiçoando procedimentos, desburocratizando fluxos e reduzindo o tempo de análise e o estoque de processos. 

Segundo os dados do censo, as matrículas em EAD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Os estudantes de educação a distância chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

O número de cursos no país também aumentou, de 2016 para 2017, passou de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26,8% – maior crescimento desde 2009, quando o país passou dos 647 cursos registrados até 2008 para 844 cursos.

Na Universidade Estadual de Montes Claros, as atividades são coordenadas pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) e os cursos viabilizados por intermédio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

O CEAD atende 2.100 alunos em quinze cursos numa abrangência de 20 municípios no ano de 2018. Durante esse ano foram capacitados mais 214 profissionais para atuarem nos projetos de educação a distância.  

A Unimontes obteve o reconhecimento definitivo para a oferta de seus cursos a distancia em todo Estado de Minas Gerais por intermédio da portaria nº 1.065, assinada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, em 25 de maio de 2006. Em 9 setembro de 2016, a Unimontes conseguiu novo recredenciamento para ministrar os cursos, válido por mais 10 anos, por meio da portaria nº 1.045, assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

EAD e o futuro

São vidas impactadas diretamente (e diariamente) por uma metodologia que, ao que tudo indica, veio para ficar. As projeções para o futuro são mais do que otimistas; indicam uma tendência para a educação.

O crescimento vertiginoso do EAD se deve a dois fatores principais, segundo especialistas em educação. A flexibilidade é um deles. Em um curso online o aluno pode estudar onde e quando quiser. É uma solução para quem prefere evitar grandes deslocamentos ou já está no mercado de trabalho, com horários apertados. A modalidade também tem ampliado o acesso à educação superior principalmente para pessoas que vivem em localidades distantes dos grandes centros e não teriam como acessar cursos presenciais.

Paralelamente à evolução tecnológica, a EAD evolui. Dia a dia, incorpora novas ferramentas e possibilidades para um aprendizado ainda mais completo, dinâmico e envolvente.

Como funciona

O desenho dos cursos e as ferramentas tecnológicas usadas variam. As melhores faculdades costumam oferecer ambientes virtuais em que os alunos podem acessar aulas, textos e tarefas online, como em uma página da internet em que estudante se loga e tem acesso aos conteúdos.

No Centro de Educação a Distância da Unimontes as aulas podem ser gravadas, com um esquema mais expositivo, ou ao vivo, com a possibilidade de interação dos alunos para discutir temas e tirar dúvidas — o conteúdo fica disponível na plataforma digital para aqueles que não puderam “comparecer”.

Também há sistemas de fóruns e chats, com a participação de professores ou tutores, para o aprofundamento de conteúdos e questionamentos. As provas podem ser online ou presenciais. Como nas faculdades convencionais, há até trabalhos em grupo e TCC, com a interação entre estudante e orientador feita por meio das ferramentas virtuais.

Como o mercado vê a EAD

Todos esses diferenciais da EAD provocam o desenvolvimento de habilidades positivas nesses alunos – e o mercado não deixa isso passar despercebido. Proatividade, disciplina, autonomia e familiaridade com recursos tecnológicos, características valorizadas pelos empregadores, são facilmente encontradas nos profissionais formados na modalidade.

Enfim, um mundo novo se abre com a consolidação da educação a distância no Brasil. Estamos percorrendo um caminho rumo à democratização da capacitação profissional; e o dia 27 de novembro é uma celebração a tudo isso. Viva a educação a distância!


Fonte: http://portal.mec.gov.br



CEAD Unimontes 2025. © Todos os direitos reservados.
Avenida Rui Braga, S/Nº, Vila Mauricéia - Campus Professor Darcy Ribeiro, Prédio 7 (1º andar) - Montes Claros / MG.

Facebook Twitter Facebook Instagram