O IMPACTO DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO NOS PROCESSOS DE RETENÇÃO OU EVASÃO DO ALUNO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Júlio César de Carvalho Santos Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Material didático em EAD, Evasão, Autonomia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo levantar pesquisas que se direcionam ao estudo da função do material didático proposto em EAD e seus resultados no processo ensino-aprendizagem. Sabendo das diversas formas em que o material didático pode ser trabalhado nas plataformas digitais ou em materiais impressos, a presente pesquisa tem como objetivo específico elencar quais os entraves que prejudicam o bom aproveitamento dos alunos ante aos cursos de educação a distância. Como fundamentação teórica, selecionamos artigos acadêmicos cujo estudo foca nos impactos que o material didático, específico para a educação a distância, favorece a evasão dos cursos desta modalidade. Por meio do presente estudo, foi possível observar que a expansão de oferta de cursos na modalidade a distância tem sido crescente, contudo, a qualidade do material didático exposto nem sempre atinge às necessidades e às expectativas dos discentes, isso se deve à fragilidade de conteúdos, atividades práticas descontextualizadas e o mau acompanhamento desse aluno no decorrer do curso.

Biografia do Autor

Júlio César de Carvalho Santos, Universidade Federal Fluminense

Professor de Português da rede pública em São Paulo.

Publicado

2017-08-08