BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DO GÊNERO TIRINHA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Tamara Prates Durães Secretaria Estadual de Educação/ SEE-MG
  • Maria de Lourdes Guimarães Carvalho Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Linguística Textual. Gênero tirinhas. Estratégias de leitura.

Resumo

Investigação realizada com o objetivo apresentar alternativas para um trabalho profícuo com leitura de tirinhas em aulas de Língua Portuguesa na educação básica e responder quais os fundamentos teóricos e metodológicos da Linguística Textual são necessários à capacitação de professores de Língua Portuguesa, da Educação Básica, para o trabalho com o desenvolvimento da leitura do gênero textual/discursivo tirinhas. Ancorada teoricamente nos pressupostos da leitura do ponto de vista da Linguística Textual, nas considerações sobre gênero textual discursivo, sobre o gênero tirinhas e conforme as estratégias de leitura. Os resultados evidenciam conhecimentos teóricos e metodológicos da Linguística Textual dos quais os professores podem se valer para fundamentar a proposição de atividades de leitura de tirinhas com vistas ao desenvolvimento de um leitor capaz de interpretar e compreender de forma interativa, e com fins sociais, esse gênero.

 

 

Biografia do Autor

Tamara Prates Durães, Secretaria Estadual de Educação/ SEE-MG

 Mestre em Letras pelo PROFLETRAS da Unimontes. Professora da SEE/MG.

Maria de Lourdes Guimarães Carvalho, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

 Doutora em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG. Professora do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

Referências

ANDRADE, Carlos Augusto Baptista de. HQs: Gênero narrativo de múltiplas linguagens. In: MICHELETTI, G. (Org.) Enunciação e gêneros discursivos. São Paulo: Cortez, 2008.

ANTUNES, Irandé. Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10369/9638>. Acesso em: 5 nov. 2017.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Marie Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.

BEAUGRAND, W; DRESSLER, W.U. Introducción to text linguístics. London: Longman: (1981).

FERREIRO, Gomes Palaci. Os processos de leitura e escrita. 3. ed. São Paulo: Artimed, 2003.

FAVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Villaça. Linguística textual: introdução. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de Linguagem e Ensino de Português, In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

GIL NETO, Antônio. A produção de textos na escola. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística textual: trajetória e grandes tremas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.

LAJOLO, Marisa Philbert; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo. Contexto, 2015.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: PENSO, 1998.

ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Publicado

2022-04-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão