ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ENSINO SUPERIOR:ANÁLISE SOBRE AS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Suzana Alves dos Santos Barros
  • Viviane Bernadeth Gandra Brandão Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Acessibilidade. Inclusão. Pessoas com Deficiência. Legislações Brasileiras.

Resumo

Esta pesquisa analisa a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no Ensino Superior com base nas Legislações Brasileiras. A Inclusão das pessoas com deficiência tem sido um tema abordado profundamente, já em relação ao ensino superior, essa temática tem conquistado espaço de forma gradativa. No contexto atual, percebe-se que no Brasil existem políticas, programas que propiciam o acesso às pessoas com deficiência na educação superior. Entretanto, há uma lacuna entre o acesso e a permanência dos alunos no âmbito do Ensino Superior, pois para que isso ocorra com maior eficácia precisa de melhores condições de equipamentos que supram as necessidades desses alunos dentro da instituição. Como metodologia, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, de caráter descritiva. Constatou-se que há legislações brasileiras que favorecem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, entretanto há uma necessidade de políticas educacionais mais efetiva em relação a inclusão e a permanência dos discentes com deficiência, proporcionando em oferecer melhores condições para que seus alunos desempenhem suas atividades de forma equânime.

 

 

Biografia do Autor

Suzana Alves dos Santos Barros

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutora em Educação pela PUC MINAS; Docente do Departamento de Política e Ciências Sociais e do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES.

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Publicado

2022-04-04

Edição

Seção

Artigos de Revisão