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EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL E TECNOLOGIA: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO NORTE DE MINAS GERAIS VOLTADAS PARA OS BENS CULTURAIS

Autores

  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • João Olímpio Soares dos Reis Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Rita Tavares de Mello Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Roseli Aparecida Damaso Garcia Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Carlos Alberto Siquera Alexandre Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Educação. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. istórias e Memórias. Norte de Minas

Resumo

O estudo relaciona educação e patrimônio cultural, cujo escopo perpassa os conceitos de história e memória. Seu recorte espacial consiste na região norte de Minas Gerais, em especial as cidades de Montes Claros e São Francisco, locais que existem cursos da Universidade Estadual de Montes Claros. A medida do tempo constitui os bens culturais investigados pelo grupo de trabalho, alcançando o tempo presente, referência do pesquisador ocupado e preocupada em conhecer e se reconhecer como sujeito histórico nas relações em suas diversas dimensões. Nesse sentido, o estudo objetiva, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, articular memórias e histórias na perspectiva da educação patrimonial, atentando para os bens culturais, os quais são apresentados em passeios virtuais através de ferramentas tecnológicas. A metodologia para a investigação científica constitui de visitas a bens culturais da região norte mineira, os quais são registrados por meio de fotografias e vídeos para, posteriormente, ser agregado narrativas escritas e/ou ferramentas tecnológicas, explorando sua história e papel para o local em que se encontra inserido. O material produzido serve como instrumento para divulgação concretizada através da educação patrimonial.

 

Biografia do Autor

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia e professora da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Integradas do Norte de Minas, Montes Claros, MG

João Olímpio Soares dos Reis, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Santa Fé, Montes Claros, MG. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.

 

Rita Tavares de Mello, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professora da Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG.

Roseli Aparecida Damaso Garcia, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Mestre em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e Diretora da Biblioteca Central da Unimontes, Montes Claros, MG.

Carlos Alberto Siquera Alexandre, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Graduado em Psicologia pela Universidade São Francisco; pós graduado em Metodologia do Ensino e professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG.

 

Referências

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Publicado

2022-04-04

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Seção

Artigos Originais