ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA

Autores

  • Raissa Pereira da Silva
  • Caio Carvalho Santos
  • Rahyan de Carvalho Alves Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Aluno. Professor. Estagiário. Ensino Remoto.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes (Unimontes – campus sede) durante o ensino remoto emergencial. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: consulta bibliográfica a respeito das adaptações da situação emergencial do ensino remoto, sobre a formação docente e o ensino de geografia, além de apresentar o relato de experiência a partir das atividades executadas no estágio curricular supervisionado (ano 2020) em Geografia em uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Grão Mogol - MG. Vale destacar, que muitos alunos não conseguiram desenvolver as atividades pedagógicas propostas pelos docentes, isso devido, por exemplo, à falta de acompanhamento dos estudos pelo grupo familiar ou da incapacidade de operacionalizarem das tecnologias digitais disponíveis, além de percebermos o aumento das horas de trabalho pelos professores, intensificando o cansaço e a sobrecarga de suas tarefas didáticas e docentes.

 

 

Biografia do Autor

Raissa Pereira da Silva

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

Caio Carvalho Santos

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutor em Geografia pela UFMG. Docente do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

 

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Publicado

2022-04-03

Edição

Seção

Artigos Originais