GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Karine Suene Mendes Almeida Ribeiro Fasi/Funorte/EAD Unimontes
  • Bruna Renata Duarte Oliveira
  • Thiago Raphael Almeida Ribeiro
  • Maria Aparecida Ferreira Santos
  • Dayane Araújo Rocha
  • Deborah Katheriny Almeida Ribeiro

Palavras-chave:

Gestão da informação em Saúde. Informação em saúde. Gestão em saúde

Resumo

Objetivo: identificar quais as principais falhas na alimentação dos sistemas de informação em saúde. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com pesquisa realizada na biblioteca virtual de saúde, com os seguintes descritores: Gestão da informação em saúde, Informação em saúde, Gestão em saúde. Foram procurados artigos a partir de 2015, com textos completos no idioma português, excluindo-se os artigos repetidos e não relacionados ao tema, tendo sido selecionados sete artigos para o estudo, encontrados nas bases de dados Scielo, LILACS, CONASS e BDENF. Resultados: as inconsistências e desatualizações de dados nos Sistemas de Informações são resultados da falta de conhecimento dos profissionais para operar e utilizar a tecnologia da informação, pois cada gestor trabalha de forma diferente, sem monitoramento na coleta de dados, por parte das Secretarias de Saúde. Conclusão: as falhas nos dados e as desatualizações do sistema ocorrem por falta de conhecimento, capacitação e treinamento dos gestores e profissionais de saúde, para utilizar e operar os sistemas de informações.

Biografia do Autor

Bruna Renata Duarte Oliveira

Graduanda enfermagem, FASI

Thiago Raphael Almeida Ribeiro

Academico medicina, FUNORTE.

Maria Aparecida Ferreira Santos

Graduanda em Psicologia pela FAVENORTE. Mato Verde/MG.

Graduanda no curso de tecnologia em Gestão em Saúde/UAB Unimontes

Dayane Araújo Rocha

Enfermeira graduada pela FESP/UEMG. Montes Claros/MG

Deborah Katheriny Almeida Ribeiro

Graduanda Relações Internacionais Unifesp. Montes Claros/MG

Referências

ANTUNES, J. L. F.; LIMA, K. W. D; SILVA, Z. P. Percepção dos gestores sobre o uso de indicadores nos serviços de saúde. Saúde soc., v. 24, n. 1, p. 61-71, 2015.

CARRENO, I. et al. Análise da utilização das informações do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB): uma revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, v. 20, n. 3, p. 947-956, n. 2015.

CARVALHO, M.L. T. et al. Tecnologia da informação e comunicação: impactos na gestão de enfermagem. Rev Enfermagem UFPE, v.15, p.1-11, 2021.

FERREIRA, J. E. S. et al. Sistemas de informação em saúde no apoio à gestão da atenção primária à saúde: revisão integrativa. Reciis – Rev. Eletron Comum Inf Inov Saúde, v. 14, n. 4, p. 970-982, 2020.

GARCIA, P.T; et al. Gestão pública em saúde: sistema de informação de apoio à gestão em saúde. UNA – SUS/UFMA, 1ª ed., p. 1 – 54, 2016.

MAIA, D. A.; VALENTE, G. S.C. A gestão da informação em atenção básica e a qualidade dos registros de enfermagem. Investigacion en enfermeria, v.20, n. 2, p. 1-8, 2018.

OPAS. A COVID-19 e o papel dos sistemas de informação e das tecnologias na atenção primária. Página Informativa nº 7,

PELISSARI, M. R. CNES como instrumento de gestão e sua importância no planejamento das ações em saúde. R. Saúde Publ. Paraná, v.2, n.1, p. 159- 165, 2019.

PINHEIRO, A. L. S. et al. Gestão pública da saúde: o uso dos sistemas de informação e o compartilhamento de conhecimento para tomada de decisão. Texto Contexto Enferm, v. 3, n. 3, e 3440015, 2016.

SANTOS, Tamyres Oliveira dos et al. Implantação de sistemas informatizados na saúde: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, [S.L.], v. 11, n. 3, p. 1-10, 29 set. 2017. Instituto de Comunicacao e Informacao Cientifica e Tecnologica em Saude. http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1064. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1064. Acesso em: 23 maio 2021.

Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão