ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL E CONCEITOS LIGADOS AS QUESTÕES RACIAIS E JOVENS E ADULTOS DA EJA

Autores

  • zilmar santos cardoso Universidade Estadual de Montes Claros
  • Alessandra Fiuza Santos Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Taissa Câmara Furtado Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos; Identidade racial; Discriminação racial.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com jovens e adultos matriculados em uma escola da rede municipal de educação da cidade de Montes Claros- MG na modalidade Educação de Jovens e Adultos- EJA, tendo como objetivo analisar qual a relação dos alunos da EJA com as questões étnicas - raciais, verificando se há uma consolidação da identidade racial por parte destes, se eles sofrem situações de discriminação em seu cotidiano e como reagem diante delas. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevistas além da observação das pesquisadoras. A relevância da pesquisa associou-se à descoberta de novas informações, ampliando os conhecimentos existentes e contribuindo para a formação acadêmica e exercício profissional. O estudo foi fundamentado em autores como: Gomes (2005) Pires (2006) Paiva (1997) que discutem as relações étnico-raciais na sociedade e na educação. Apoiamo-nos na importância que o tema possui uma vez que as questões étnicas raciais refletem em vários aspectos da vida dos sujeitos e discussões a respeito deste tema ainda são necessários para que os profissionais da educação estejam aptos a formar seres críticos e preparados para combater os índices de descriminação na sociedade. O estudo ainda se torna relevante uma vez que auxilia-nos a analisar como os jovens e adultos da EJA compreendem essa realidade, além de observar como a escola vem lidando com a questão da educação para as relações etnicorraciais na EJA.

Biografia do Autor

Alessandra Fiuza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Taissa Câmara Furtado, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Referências

BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Educação Básica de Jovens e Adultos na Escola Plural. Belo Horizonte. 1995.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 20/05/2020.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. D.O.U, de 10/01/2003.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. D.O.U, de 11/03/2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. 11ª ed. Brasília, Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. Série Legislação, n.159. Disponível em www.camara.leg.br/editora. Acesso em 21/05/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. CNE/CP 01/2004, 17 de junho de 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio da escola: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FERREIRA, Maria Claudia Cardoso. Formação para as relações Étnico-Raciais e a profissionalização em história: saberes e práticas docentes no contexto da educação a distância. Programa de pós-graduação em história, política e bens culturais. CPDOC. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, 2013.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliana (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações sociais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MÜLHER, Maria Lúcia Rodrigues. A cor da escola: imagens da Primeira República. Cuiabá, MT: Entrelinhas - UFMT, 2008.

NASCIMENTO, Valdecir Pedreira. Pressupostos básicos da formação de professores no projeto Escola Plural: A diversidade está na sala. In: LIMA, Maria Nazaré Mota de (Org.). Escola Plural: a diversidade está na sala. Vol. 03. São Paulo: Cortez, 2005.

PAIVA, Jane. Trabalho: A mão na massa. In: PROGRAMA UM SALTO PARA O FUTURO. Série Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Fundação Roquette Pinto. 1997.

PEREIRA, Amilcar Araújo. “Por uma autêntica democracia racial”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história. In: Revista Historia Hoje, v. 1 n. 1, p.111-128, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2020.

PIRES, Rosane de Almeida Pires. Educação de Jovens e Adultos. In: BRASIL, Lei LDB. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. MEC/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília, 2006. p.99 – 117

SANTOS, Ângela Maria. Vozes e silêncio no cotidiano escolar: as relações raciais entre alunos negros e não-negros. In: MÜLHER, Maria Lúcia Rodrigues; COSTA, Candida Soares (Org.). Coletânea Educação e Relações Raciais 4. Cuiabá: UFMT, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 8.reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues; SILVA, Luziene Aparecida da. A Educação de Jovens e Adultos como Instrumento de Transformação Social. Revista Brasileira de Educação e Cultura – ISSN 2237-3098. Centro de Ensino Superior de São Gotardo. n. IV, p.89-110. Jul./Dez. 2011. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura/article/view/74. Último acesso em: 27 de ago. de 2017.

Publicado

2022-10-11

Edição

Seção

Artigos Originais