EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ESPANHOL

Autores

Palavras-chave:

Experiências de aprendizagem. Formação inicial de professores. Espanhol.

Resumo

Pensando-se na formação docente como um complexo de saberes e experiências e no embasamento teórico principalmente sobre experiências de aprendizagem e formação reflexiva, objetivamos neste estudo, recorte de uma pesquisa de mestrado, identificar as experiências de aprendizagem que possam influenciar a motivação do professor em formação para aprender e ensinar espanhol. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo de cunho etnográfico, por meio de narrativas de vida, sobre as experiências de aprendizagem e sua influência na motivação dos licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade estadual de Minas Gerais. Os dados foram analisados consoante aos princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Foi possível definir três tipos de experiências de aprendizagem, emergentes em categorias nesta pesquisa: experiências ao longo da vida, experiências sobre ensinar e experiências sobre aprender. Consideramos, assim, que todas as experiências, de certa forma, são experiências de aprendizagem e proporcionam perspectivas de ensino e colaboram para criar e manter perspectivas positivas a respeito da língua que se aprende e que se presente ensinar, bem como sobre a prática docente futura.

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Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos Originais