EDUCAÇÃO E LIBERTAÇÃO: O ENSINO RELIGIOSO À LUZ DO PENSAMENTO DE MANOEL BOMFIM E PAULO FREIRE.

Autores

Palavras-chave:

Colonialismo. Manoel Bomfim. Paulo Freire. Educação.

Resumo

O presente trabalho busca abordar o pensamento de Manoel Bomfim, em sua obra América Latina: males de origem (2008), onde este autor empreende reflexão sobre o colonialismo e a educação na América Latina. Ensaia aproximá-lo ao pensamento de Paulo Freire, na medida em que também defendia uma educação popular libertária. Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica de estudos que poderiam tratar do colonialismo na América Latina, de estudos que se acercam da concepção de educação proposta por Manoel Bomfim e Paulo Freire e, trabalhos sobre o Ensino Religioso enquanto componente curricular capaz de iluminar alteridades. Um e outro, Bomfim e Freire, em seu tempo e contexto histórico, apostaram na educação como libertação.

Biografia do Autor

Monique Machado Rodrigues Sobral, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Neurologia e Neurociência pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em Ensino de Sociologia Pelo Instituto Federal do Norte de Minas. Possui graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2010). Graduanda em Ciências da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Ângela Cristina Borges, Universidade Estadual de Montes Claros.

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1991). Mestrado em Ciências da Religião pela PUC-SP (2007). Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP (2016). Pós-doutorado em Ciências da Religião pela PUC-MINAS (2020).Professora de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-sertanejas e afro-brasileiras, filosofia intercultural, pensamento decolonial, epistemologias pós-coloniais e racismo estrutural. É pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unimontes. É tutora do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião da UNIMONTES/SESU-MEC . Pesquisadora e membra da Escola Internacional de Filosofia Intercultural-EIFI.

Jamily Costa Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros.

Acadêmicado curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros, atualmente sou integrante do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião, onde realizo trabalhos em organização de eventos, minicursos, escrita de artigos entre outras atividades. Durante a minha carreira acadêmica, participo de programas de iniciação científica. No âmbito de me apresentar melhor, apresento o meu currículo com informações mais detalhadas sobre a minha pessoa, minha carreira acadêmica e profissional.

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Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos Originais