10 Dicas de ‘Netiqueta’ na EAD

Netiqueta

Você sabe o que é “netiqueta“?

Podemos dizer que a netiqueta (net + etiqueta) são regras básicas que guiam a boa convivência das pessoas na internet. Mas não confunda com as normas de etiqueta na vida real, considere a netiqueta como um guia para facilitar a comunicação das pessoas no ciberespaço.

Parece meio clichê levantar esse assunto, principalmente dentro do mundo da EAD, mas você já parou para pensar como se comunica com os outros na internet? As pessoas, na maioria dos casos, não estão vendo o rosto umas das outras e nem ouvindo o tom de voz de cada uma para inferir os sentimentos e ideias que estão nas entrelinhas da conversa.

 

Saber netiqueta para nós que vivemos dentro da educação a distância não é apenas obrigatório, é essencial para estabelecer a ponte entre as pessoas e o conhecimento.

 

Todavia, é muito comum o surgimento de ruídos e falhas nas comunicações por pequenos deslizes que cometemos e as vezes até por falta de conhecimento sobre como se comportar.

Por essa razão, compilamos aqui algumas dicas de como tornar essa interação menos sofrível e mais fluida para todo mundo na frente da telinha do computador, notebook ou celular.

 

1 Não grite comigo!

Imagine que você tenha um amigo que sempre conversa com você gritando. Acredito que não é muito agradável, não é mesmo? Pois bem, é assim que as pessoas se sentem quando você conversa com elas EM CAIXA ALTA. Imagine então se além de caixa alta a pessoa ainda lhe taca um negrito na frase, aí até assusta.

~ Quer dizer então que não pode quebrar essa regra? Pode, caso você queira destacar alguma coisa e a caixa alta seja bem empregada. Na dúvida opte pelo negrito ou sublinhado para destacar o texto.

 

2 Não alimente a preguiça

Blocos de texto muito grandes são cansativos e dificultam a leitura na web, por isso utilize espaços em branco entre os parágrafos e tente ao máximo ser conciso e objetivo. Uma boa dica na hora de escrever algo muito longo é dividir os textos em blocos e, se possível, subtítulos.

~ Afinal de contas a preguiça é um bicho que gosta de se alimentar de 500 linhas de texto corrido. E eu tenho quase certeza que você só passou o olho nos tópicos antes de ler o post completo.

 

3 Respire, mantenha a calma

Algumas pessoas se esquecem de pontuar as frases ao enviar mensagens e quem vai ler acaba entrando em uma maratona de fôlego para ler tudo e no final além de ficar sem ar também fica com aquela sensação de que não entendeu nada. Então respire, não precisa se afobar ou ficar ansioso, a pontuação é sua amiga.

~ É sempre bom ler o texto antes de enviar uma mensagem, além de evitar os erros de gramática e ortografia também ajuda a avaliar se o texto está compreensível.

 

4 Gírias e emotes

Apesar do ambiente acadêmico ser considerado formal (o virtual também) a norma culta algumas vezes pode passar a impressão de distanciamento e até mesmo frieza. As gírias e emotes, quando bem empregados, trazem a aproximação e impessoalidade que as relações a distância necessitam. Mas cuidado! Sempre tenha bom senso, porque tudo que é demais acaba sobrando.

~ Seguindo o fluxo das redes sociais e seus padrões de comunicação, eu prefiro receber um caloroso “Oi Mari, tudo bem? ;)” do que um seco “Prezada sra. Mariéllen.”.

 

5 Interagindo nos fóruns

Quando participar das discussões nos fóruns é bacana mencionar qual mensagem está sendo respondida, indicando quem disse o quê, fazendo citações para manter a organização e clareza das discussões. Seja objetivo e evite desviar do assunto, não tem nada mais confuso do que entrar em um tópico e se deparar com discussões de temas diferentes.

~ Sabe aquela participação especial “concordo com o que fulano disse”? Vamos abolir essa prática, vamos ser protagonistas das nossas postagens.

 

6 Mensagens públicas e recados

Não é fácil gerenciar todas as mensagens e recados que recebemos, mas é importante se dedicar e se comprometer a responder todas as pessoas com o mesmo nível de atenção e respeito. Direcione as mensagens públicas e os recados, enviando somente aos envolvidos com o tema em questão.

 

7 Lidando com o silêncio

Timidez, dificuldades técnicas, desinteresse e problemas pessoais podem levar ao silêncio virtual e é preciso saber interpretar o que ele significa. Sempre que possível mantenha um diálogo franco sobre o motivo do silêncio ou da ausência, dessa forma você não estará sozinho para vencer suas barreiras e buscar soluções.

~ Mas nem sempre o silêncio é uma coisa ruim, cada pessoa precisa de um tempo diferente para refletir e se expressar, por isso a paciência deve estar no controle da ansiedade.

 

8 Descendo o arco-íris rumo ao pote de ouro

Utilizar cores diferentes nos textos e mensagens deve levar em consideração o famoso bom senso. Não tem nada mais incômodo aos olhos do que ler um texto todo colorido na tela do computador/tablet/celular. A maioria das pessoas não entende que a leitura digital é totalmente diferente da impressa e, brincar com as cores e tamanho das letras pode ser muito prejudicial para quem vai ler.

~ Se você quer aprofundar um pouco mais nesse tema acesse esta postagem sobre tipografia para a web do Tableless. É um pouco voltado para a área de desenvolvimento web, mas não precisa ser expert no assunto para entender.

 

9 Respeito é bom e todo mundo gosta

Discussões “acaloradas” e opiniões contrárias sempre surgem no meio virtual por isso é importante saber se portar com educação e evitar a agressividade ou sarcasmo. Ninguém é obrigado a concordar com a opinião dos outros, mas o respeito é obrigação de todos que convivem em sociedade (física ou virtual).

~ Estar atrás do computador não te faz dono da verdade e não te isenta da responsabilidade que tem sobre tudo aquilo que compartilha na rede.

 

10 Críticas construtivas

As críticas devem ser feitas discretamente, em mensagens privadas. Evite constrangimentos para a pessoa que vai receber esta mensagem e saiba como pontuar essa crítica para que ela não seja vista como algo negativo ou tenha um efeito destrutivo para o receptor.

 

Menção honrosa: NUNCA justifique os seus textos online

Novamente, a leitura digital é totalmente diferente da leitura impressa e a formatação “justificar” não funciona digitalmente da mesma forma que nas mídias físicas e inclusive atrapalha a leitura.

Você já parou para pensar que nossos olhos se comportam de forma diferente na leitura em sites? A tela pisca intermitentemente (causando desconforto com a exposição contínua) e os nossos olhos não têm outra referência para manter o fluxo de leitura além das irregularidades nos blocos de texto.

A exibição dos textos justificados no navegador apenas colocam grandes espaços em branco no meio das palavras de forma a deixar o texto regular, porém, esse espaçamento cria “rios” em branco no texto, tornando a leitura quase um pesadelo.

Vejamos três razões para dizer “não” à justificação:

    1. Os grandes espaços em branco entre as palavras interrompem o fluxo de leitura e a torna mais lenta.
    2. Blocos uniformes dificultam a localização no texto.
    3. A tecnologia web não está preparada para exibir textos justificados. Nem todos os navegadores possuem as características sofisticadas que programas para impressão possuem (hifenização, espaçamento entre letras, balanceamento de fontes, etc.)

Recomendo que você dê uma olhada aqui e aqui para entender melhor como a justificação funciona na web.

 

E então, o que achou da nossa lista sobre a netiqueta? Se você acha que esquecemos de colocar algum item, comente aí.

Mariéllen Ivo
Analista de sistemas, desenhista, pesquisadora sobre usabilidade em sistemas computacionais e interessada em software livre e gamificação.
  • Marcio Antonio Freiberger

    ESCREVO EM CAIXA ALTA SEMPRE .. É UM DIREITO MEU E NÃO ESTOU GRITANDO .. OK?

    • Diego Carvalho

      Quanta ignorância em uma única pessoa. Imagino que seja um inferno conviver com vc, meu caro. Claramente se diz O dono da verdade. Além disso quer falar sobre pontuação, mas não sabe usar nem a virgula. E FIQUE ATENTO, pirataria de filmes online é crime, senhor BOLSONARISTA!

    • Denise Leandro De Carvalho

      Parece que vc está gritando! RS…
      Mas é um direito seu de escrever como vc quiser, e só uma etiqueta pra facilitar o convívio entre os internautas.

  • Marcio Antonio Freiberger

    COISA PRA MIMIS . .O QUE TEM DE GENTE QUE ESCREVE MAL EM CAIXA BAIXA… SEM PONTUAÇÃO É O QUE MAIS TEM .. E EU NÃO ESTOU GRITANDO ….

  • Juliana Porto da Silva

    Ótimo Texto! Vou trabalhar ele em sala com os meus alunos. Abraços!

  • dyego maradoney alves de Azeve

    Muito bom o texto.

  • Rafaela Sousa

    ótimo texto ! vou começar por em prática !

  • Jainara Martins pontes

    Eu vejo que as pessoas pelo uma telinha tem mais coragem

  • Tiago lopes

    E notorio que o texto e bem objetivo,é dá uma visão ampla no comportar virtualmente!!

  • Gabriela lima

    Muito bom o texto,vou colocar na prática

  • Denise Leandro De Carvalho

    Eu nem sábia que existiria uma etiqueta pra Internet (netiqueta).
    Apesar que eu já tinha uma noção de como isso funcionava, devido a relação diária que temos com os internautas. As vezes eu percebia com migo mesmo alguns textos muitos longos ou sem pontuação, aonde me dava preguiça de der ou desinteresse.

    Etiqueta e pra toda a vida fora ou dentro da Internet.
    Nos ajuda muito a ter uma boa convivência entre os internautas!

  • Débora Feitosa

    Muito bom o texto adorei, colocarei em prática escrever com pontuação, para não confundir a cabeça do receptor.
    Muito importante também, nota a diferença de uma mensagem mais formal, uma mensagem de amigo para amigo por exemplo é informal, mas ainda assim temos que vigiar sobre a pontuação e o modo de se expressar.

  • Jó laços kids

    Gostei muito mas não sabia que existia etiqueta pra internet