Pós-Graduação é a continuidade dos estudos após conclusão do ensino superior. Esse sistema de curso se divide em Lato Sensu (curso de especialização) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado). O candidato precisa se submeter aos processos seletivos adotados pelas instituições de ensino e ao fim do curso, recebe o certificado da pós-graduação Lato Sensu ou o diploma da pós-graduação Stricto sensu.
Os cursos de pós-graduação a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para educação a distância. A Universidade Estadual de Montes Claros possui credenciamento pelo Ministério da Educação e pela CAPES para ofertar cursos de especialização na modalidade a distância através do Centro de Educação a Distância (CEAD).
Estão em andamento os cursos de especialização Lato Sensu em Educação Popular e Valores Humanos, Informática na Educação, Gestão Ambiental, Gestão Escolar, Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Educação Física Escolar, Supervisão Educacional e Educação a Distância, conforme o edital publicado em www.ceps.unimontes.br .
Foram ofertadas 1.200 vagas para os cursos e municípios relacionados abaixo. Clique em cada um para obter mais informações:
Especialização em Educação Popular e Valores Humanos: Francisco Sá (50 vagas), Taiobeiras (50 vagas), Urucuia (50 vagas).
Especialização em Informática na Educação: Taiobeiras (50 vagas), Urucuia (50 vagas), Várzea da Palma (50 vagas).
Especialização em Gestão Ambiental: Carlos Chagas (50 vagas), Montes Claros (50 vagas).
Especialização em Gestão Escolar: Buritizeiro (50 vagas), Rio Pardo de Minas (50 vagas), Várzea da Palma (50 vagas).
Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português: Buritizeiro (50 vagas), Francisco Sá (50 vagas), Pedra Azul (50 vagas).
Especialização em Educação Física Escolar: Montes Claros (50 vagas), Pompéu (50 vagas), Urucuia (50 vagas).
Especialização em Supervisão Educacional: Almenara (50 vagas), Bocaiúva (50 vagas), Carlos Chagas (50 vagas).
Especialização em Educação a Distância: Brasília de Minas (50 vagas), Itamarandiba (50 vagas), Montes Claros (100 vagas).