EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL E TECNOLOGIA: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO NORTE DE MINAS GERAIS VOLTADAS PARA OS BENS CULTURAIS

Autores

  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • João Olímpio Soares dos Reis Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Rita Tavares de Mello Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Roseli Aparecida Damaso Garcia Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Carlos Alberto Siquera Alexandre Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Educação. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. istórias e Memórias. Norte de Minas

Resumo

O estudo relaciona educação e patrimônio cultural, cujo escopo perpassa os conceitos de história e memória. Seu recorte espacial consiste na região norte de Minas Gerais, em especial as cidades de Montes Claros e São Francisco, locais que existem cursos da Universidade Estadual de Montes Claros. A medida do tempo constitui os bens culturais investigados pelo grupo de trabalho, alcançando o tempo presente, referência do pesquisador ocupado e preocupada em conhecer e se reconhecer como sujeito histórico nas relações em suas diversas dimensões. Nesse sentido, o estudo objetiva, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, articular memórias e histórias na perspectiva da educação patrimonial, atentando para os bens culturais, os quais são apresentados em passeios virtuais através de ferramentas tecnológicas. A metodologia para a investigação científica constitui de visitas a bens culturais da região norte mineira, os quais são registrados por meio de fotografias e vídeos para, posteriormente, ser agregado narrativas escritas e/ou ferramentas tecnológicas, explorando sua história e papel para o local em que se encontra inserido. O material produzido serve como instrumento para divulgação concretizada através da educação patrimonial.

 

Biografia do Autor

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia e professora da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Integradas do Norte de Minas, Montes Claros, MG

João Olímpio Soares dos Reis, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Santa Fé, Montes Claros, MG. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.

 

Rita Tavares de Mello, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professora da Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG.

Roseli Aparecida Damaso Garcia, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Mestre em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e Diretora da Biblioteca Central da Unimontes, Montes Claros, MG.

Carlos Alberto Siquera Alexandre, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Graduado em Psicologia pela Universidade São Francisco; pós graduado em Metodologia do Ensino e professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG.

 

Referências

BARROS, José D’Assunção. O campo histórico: as especialidades e abordagens da História. Rio de Janeiro: CELA, 2002.

BELO, S. D. Patrimônio cultural. Esfera, São José dos Campos/SP, v. Ano 7, n. 46, p. 15-16, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/constituição/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 mar. 2021.

CAMARGO, Haroldo Leitão de. ABC do turismo. São Paulo: Ed. Aleph, 2000.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo, UNESP. 2001.

CORDEIRO, Filomena Luciene. A cidade sem passado: políticas públicas e bens culturais de Montes Claros – um estudo de caso. Montes Claros, MG: Unimontes, 2006.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Reflexões sobre memória e história: a técnica da história oral. In.: Revista do Departamento de História, FAFICH/UFMG. Belo Horizonte: Mazza edições, junho 1987.

FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas. São Paulo: UNICAMP, 1996.

HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. Niterói: EDUFF; São Paulo: Contexto, 2002.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico da educação patrimonial. Rio de Janeiro: Museu Imperial / DEPROM - IPHAN – MINC, s.d. p. 10.

MAIA, C.; CORDEIRO, F. L. Anais do IX Congresso Regional de História: Territórios da História. Montes Claros: Unimontes, 2008. p.7-8.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo, nº 10, p. 7-28, dez. 1993.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TRIVIÑOS, A. W. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2022-04-04 — Atualizado em 2022-04-03

Versões

Edição

Seção

Artigos Originais